A época dos mercadinhos de Natal da Alemanha é, sem dúvidas, um dos períodos mais mágicos por aqui. Esses mercados, conhecidos como “Weihnachtsmärkte”, são – até hoje – o ponto de encontro… onde moradores e turistas vão para fazer compras, comer e beber muito quentão – o Glühwein, como vinho quente e temperado é chamado em terras germânicas.
Muita gente também viaja pelo país – e até países vizinhos – para visitar os diferentes mercadinhos e vivenciar um pouquinho mais do clima natalino – o que faz uma viagem à Alemanha valer a pena mesmo em épocas do ano mais frias, como o outono e o inverno.
Alemanha imperdível: Lugares que valem a viagem!
A história por trás dos mercadinhos de natal
Os mercados de Natal são normalmente formados por barracas ao ar livre que vendem os mais diferentes tipos de produtos. O fato de que anoitece bem cedo (por volta das 17:00) forma o cenário perfeito para as luzinhas e decorações natalinas.
Existe uma certa controvérsia a respeito do primeiro mercado oficial de natal – muitos afirmam que os mercados começaram sem relação com o natal em si… e foram ganhando essa conotação mais natalina com o passar dos anos.
De qualquer forma, historiadores confirmam a existência de mercados anuais que operam continuamente desde antes mesmo da chegada dos Portugueses ao Brasil – como é o caso do Striezelmarkt de Dresden, que começou em 1434, e que se orgulha de ser “o mercado de Natal mais antigo da Alemanha”.
Atualmente, existem cerca de 3.000 mercados de natal na Alemanha por ano. Mas nem todos são assim tão tradicionais, muitos dos mercados menores começaram há mais ou menos 50 anos atrás.
Mais experiências na Alemanha:
- Rudesheim: o lugar perfeito para provar vinhos com belas paisagens
- Um roteiro para apaixonados por futebol em Dortmund
A experiência do mercado de natal na Alemanha
Os mercados de natal são uma verdadeira experiência para todos os sentidos.
As barraquinhas decoradas e as luzes cintilantes enchem os olhos e nos fazem sentir em um paraíso de inverno.
O ar fica preenchido com os aromas aconchegantes do quentão, das castanhas caramelizadas e das guloseimas tradicionais desse período. O paladar também não fica pra trás.
A experiência do tato fica por conta da sensação deliciosa de segurar um copo quente em meio ao frio que insiste em pairar… e, por fim, o barulho das risadas e músicas natalinas – algumas vezes com artistas performando ao vivo – completam a atmosfera que envolve todos os sentidos.
Para as crianças pequenas, o destaque fica por conta dos carrosséis.
Artesanato nos mercados de natal
Muitas das barraquinhas vendem artesanato. São produtos como quebra-nozes de madeira, decorações para árvore de natal, velas, cerâmica, bolinhas de natal de vidro – muitas vezes “sopradas” diante dos nossos olhos… tudo isso feito à mão. Essa é uma ótima oportunidade de escolher um presente – ou lembrancinha – diferente e único…
Comidas típicas de mercados de natal
Mas eu vou dizer que o que acho que move mesmo as pessoas nos mercados de natal é a experiência culinária. Lá, você vai encontrar desde a comida simples – como as mais variadas salsichas / linguiças com batata frita – até as especialidades que são normalmente guardadas para essa época do ano.
Comidas salgadas tradicionais em mercados de natal na Alemanha
- Linguiças Krakauer e Bratwurst – Fazem parte da culinária alemã e são realmente muito gostosas. Nossas favoritas são a Krakauer – uma linguiça tradicional defumada – e a Bratwurst – uma versão similar, mas sem ser defumada. São geralmente servidas com pão francês e o freguês pode adicionar ketchup ou mostarda.
- A Currywurst também é muito tradicional – ela é uma linguiça cortada em rodelas com um molho de curry acompanhada com batata frita. Esse prato ficou muito popular no pós-guerra, quando as pessoas na Alemanha não tinham muitas opções para se alimentar.
- Reibekuchen – Uma panqueca crocante (frita) de batata – muitas vezes servida com um purê de maçã.
- Champignon – Muitas vezes acompanhado por um molho tipo aioli.
- Langos – Essa é, sem dúvidas, a minha razão pra amar o mercado de natal! hahah. O Langos é um prato tradicional da Hungria – como se fosse uma pizza frita com um molho de creme azedo (sour cream) e recheio de sua preferência. A nossa escolha usual é queijo com salame ou a de queijo de cabra.
Doces mais populares nos mercados de natal da Alemanha
- Trudel – É um doce romeno que é tradicionalmente servido com açúcar e canela, mas que hoje em dia pode ser recheado de várias formas diferentes.
- Poffertjes – São mini panquequinhas (bem mini mesmo) típicas da Holanda… também são tradicionais com açúcar, mas hoje são vendidas com chocolate ou Nutella também.
- Biscoito de gengibre – Super tradicionais nessa época do ano.
- Doces de marzipã – Esse tem o pessoal que ama e o pessoal que odeia… se você nunca experimentou, vale a pena testar pra ver qual o seu time.
- Amêndoas torradas – Não só amêndoas, mas vários tipos de nozes torradas e confeitadas com açúcar.
Também existem algumas outras opções um pouco mais comuns em outras épocas do ano: salmão assado, crepes (doces e salgados), churros (no estilo espanhol, fininho e sem recheio… acompanhado de um molhinho como Nutella ou chocolate), maçã do amor.
Bebidas Quentes: do quentão ao chocolate quente
Não vou dizer que você não vai ver alguns alemães tomando cerveja nos mercados de natal… mas, pode apostar, que a grande maioria vai estar com uma xícara fumegante de Glühwein (vinho quente) nas mãos. Ele se parece bastante com o nosso quentão – é um vinho temperado e aquecido – pra quem quiser espantar o frio de vez, pode arriscar as versões com uma dose de amaretto ou rum.
Também existe a versão Feuerzangenbowle. Ele é bem parecido com o Glühwein… a grande diferença é que para preparar o Feuerzangenbowle, eles adicionam um cone de açúcar acima da panela de vinho quente… embebedam o açúcar em rum e depois colocam fogo. Essa mistura vai escorrendo, pingando e adoçando o vinho quente.
Você já visitou um mercado de natal na Alemanha ou em alguma outra parte do mundo? Qual a melhor parte da experiência na sua opinião?
0 comentários