Roteiro em Dortmund para apaixonados por futebol

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

A cidade de Dortmund, no noroeste da Alemanha, é quase que um sinônimo de futebol. Quase todos os pontos turísticos para um fã do esporte são relacionados ao Borussia Dortmund, um dos clubes com a torcida mais apaixonada do país.

Ao todo, a cidade recebeu quase 900 mil turistas em 2019, muito por conta da popularidade da equipe alemã e da boa fase que já dura uns bons anos – desde 2008 o clube não falha em participar da Champions ou da Europa League, o que atrai jogos maiores e move milhares de torcedores e aficionados por futebol em direção a esta cidade de pouco menos de 600 mil habitantes e meio vazia de atrações turísticas pra quem não tiver tanto interesse assim no esporte bretão.

Nós já estivemos em Dortmund em uma série de ocasiões. Muitas vezes pra ver jogos do Borussia, mas em outras para conferir como é a experiência do tour pelo estádio ou conhecer o novo Museu do Futebol.

Sem mais delongas – e para desespero do seu companheiro(a) de viagem que não curte nada de futebol – dá só uma olhada no roteiro para conhecer o lado boleiro dessa cidade alemã.

Futebol em Dortmund: um roteiro contado em amarelo e preto

De tudo o que contamos abaixo, você terá que deixar uma coisa de fora: o tour do estádio não acontece em dias de jogos. Portanto, considere o tour como um prêmio de consolação caso a sua ida não bata com uma partida do BVB em casa nos dias em que estiver por aquelas bandas.

Faça a sua iniciação em Dortmund no Museu do Futebol

bola da final da copa do mundo exposta em museu do futebol na alemanha

Três andares de muita história e uma pegada interativa fazem do Fussballmuseum um passeio bem interessante pra quem gosta de futebol, em especial da Bundesliga.

O museu foi inaugurado no segundo semestre de 2015 em um prédio novíssimo e moderno. Além de muitas relíquias, como troféus, camisas, flâmulas e afins, também é bem interativo – eu inclusive pude narrar um gol do Bayern em uma mini cabine de transmissão.

Apesar de dar prejuízo para a cidade (artigo em alemão), o Fussballmuseum segue de vento em popa e vale uma visita antes que a prefeitura resolva parar de bancar as perdas financeiras.

Pra saber mais sobre a nossa experiência por lá, é só clicar no link abaixo e conferir o artigo que escrevemos só sobre isso.

Conheça os detalhes do estádio mais bonito do mundo

O Signal Iduna Park, que ainda atende pelo nome de Westfalenstadion pra maioria dos torcedores, é o santuário do Borussia Dortmund para seus fãs. Apesar de enorme – o estádio tem capacidade para pouco menos de 82 mil pessoas, não é tarefa fácil encontrar ingressos para jogos do BVB. Portanto, muitas vezes a melhor opção para ter um gostinho da atmosfera é fazer o tour do estádio.

Não vou mentir e dizer que é tão legal quanto ver uma partida, mas o tour pelo estádio vale mesmo a pena, tanto é que já fizemos o rolê em duas oportunidades.

O tour é guidado (com opções em Inglês e Alemão) – geralmente por um funcionário / torcedor fanático – e passa pelas arquibancadas tradicionais e também pela famosa Parede Amarela, a maior geral do mundo, além das salas de imprensa e da curiosa escadaria de 13 degraus para os adversários na chegada ao estádio.

Assista a uma partida in-loco e vire um torcedor

torcida do borussia dortmund com bandeiras no westfalen stadion

O amarelo vibrante das camisas espelhado pelos quatro cantos do estádio salvo por um pequeno recorte que abriga a torcida adversária e um coro em uníssono cantando “you’ll never walk alone” quando a equipe está prestes a entrar no gramado arrepia.

Apesar da música emprestada do Liverpool, a experiência de poder ir num jogo do Borussia é algo único. E digo mais: existem duas maneiras de vivenciar uma partida no estádio.

A primeira delas é em qualquer canto do estádio. O que já é sensacional, mas a segunda delas é um privilégio: ver o jogo na Gelbe Wand, a famosa parede amarela, onde 25 mil pessoas em pé pulam sem parar o jogo todo e fazem daquele lugar atrás do gol um verdadeiro alto-falante do Signal Iduna Park.

Você encontra no artigo que preparamos aqui no Viagem 0800 um passo a passo pra conseguir ver uma partida do Borussia Dortmund.

E aí, já foi pra Dortmund ou planeja conhecer essa cidade boleira? Conta pra gente!

E mais:

Você Também Pode Se Interessar Por:

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.