Raros são os dias de céu limpo em Dusseldorf, mas se você tiver essa sorte quando estiver de passagem pela capital de NRW, não deixe de programar uma visita à Rheinturm, a torre de TV da cidade, que fica na bela região de Medienhafen e que foi erguida entre 1979 e 1982.
Com 172m de altura em seu último andar frequentável (a torre em si passa dos 200m, mas não dá pra chegar tão alto assim), a vista 360° lá de cima se estica até Colônia nos dias de céu aberto.
Dois elevadores levam uns 50s a 14 km/h para sair do térreo até o ponto alto. Parece pouco, mas essa velocidade na vertical é bem respeitável.
Assim como a nossa visita no Köln Triangle, a visão lá de cima impressiona e dá uma boa perspectiva da cidade e seus recortes bem claros. Áreas verdes, bairros residenciais de predinhos baixinhos, o lado moderno e de edifícios invocados. A torre é sempre uma das minhas primeiras recomendações do que fazer em Dusseldorf.
Como visitar a Rheinturm
É possível comprar ingressos direto pelo site e inclusive escolher o horário em que quiser subir, mas eu diria que o mais fácil mesmo é comprar as entradas na hora.
Apesar de popular, a torre não é uma atração com “tradição” de filas. Via de regra, vale a pena chegar e comprar os ingressos na hora.
Lá em cima, também há um bar com petiscos e bebidas e um restaurante que gira, o Qomo, que funciona das 18:00 – 00:00 – mas a cozinha fecha às 22h. É bom reservar com antecedência pra não dar com a cara na porta – ou no elevador, melhor dizendo.
Você sabia?
de noite, a Rheinturm mostra a hora por meio de diversos pontinhos iluminados ao longo da torre
Quanto custa?
A torre funciona das 10:00 – 00:00 e os preços variam de acordo com o horário.
Os ingressos (informação de outubro de 2021) custam 9€ por adulto, mas pra quem quiser chegar bem cedo e aproveitar as entradas chamadas Early Bird (10:00 – 11:00) ou ir depois das 22:00 e pegar o Late Night ticket, paga só 5€ nesses períodos.
Vale a pena?
Se o dia estiver bonito, vale sim. Se estiver com tempo fechado, eu deixaria para uma outra ocasião. No entanto, a minha dica seria fazer uns petiscos antes ou depois da torre, porque lá em cima os preços são (previsivelmente) caros, mas a comida não é tão gostosa assim (falo do bar, não do Qomo). E como a região tem restaurantes muito bons, vale a pena planejar pra não ter fome lá no alto. 🙂
Se você está pensando em dar um passeio pela cidade, veja também o que não perder em um dia em Dusseldorf!
Gostei muito de berlim um dia terei q ir para la
Parabéns pelo material, excelente dica pra quem estiver indo na região!!!!
Obrigado, Paulo! Que bom que gostou!