O que saber antes de visitar a CN Tower, a Torre de Toronto

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Dona da maior população do Canadá, Toronto tem arranha-céus a perder de vista, mas mesmo assim a CN Tower se destaca no meio da multidão de gente e prédios. A torre mais alta da cidade não é só a atração turística mais visada, como também uma importante ferramenta de telecomunicação para emissoras de TV e rádio, que precisavam literalmente estar no ponto mais alto da cidade para superar a barreira física que os outros prédios gigantes impunham.

Hoje, a Torre de Toronto recebe 2 milhões de turistas internacionais ao ano e é o carro-chefe tanto da cidade quanto de sua área em volta, que foi crescendo a sua oferta turística com o tempo.

A Nina (nossa filha de 3 anos) ama torres. Já tínhamos subido com ela na Torre de Dusseldorf e também na de Berlim. Então, subir na torre de Toronto sempre esteve na pauta desde que decidimos ir para o Canadá.

Porém, passamos um bom tempo decidindo entre qual ingresso comprar. Daí a ideia deste post completinho, com tudo o que você precisa saber para subir na Torre de Toronto!

CN Tower: ex-maior torre do mundo

vista da CN Tower lá do alto

A CN Tower abriu em junho de 1976 com o então status de maior prédio do mundo, título que segurou firmemente até ser ultrapassada em 2007 pelo Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, e depois por mais uma penca de outros prédios asiáticos e do Oriente Médio.

Construir o maior prédio do mundo não estava nos planos, assim como oferecer dois andares diferentes para visitação.

À época, um engenheiro percebeu que os custos adicionais para construir o Skypod – o segundo nível de visitação da torre – não eram proibitivos e sugeriu a ideia como um adicional a ser pago aos turistas para irem ainda mais alto.

A necessidade de poder melhorar a capacidade de transmissão dos sinais de TV de ponta a ponta na cidade, fazendo da torre uma espécie de central de transmissão visível a todo e qualquer arranha-céu de Toronto acabou gerando, como consequência, o maior edifício do mundo quando foi inaugurado.

A Torre de Toronto (CN Tower) em números

  • Maior prédio do mundo entre 1976 e 2007
  • 553 m de altura (equivalente a 147 andares)
  • 447 m de altura no último andar visitável
  • 2 milhões de turistas internacionais por ano

Como é a visita à Torre de Toronto?

vista de longe para a torre de toronto

Existem diversas opções de visita à CN Tower: o deck principal de observação, o Skypod, o Restaurante 360 e o Edge Walk.

Deck principal de observação e Restaurante 360

A CN Tower tem um nível principal de observação, até onde a maioria dos turistas decide ir. Ali, é possível ter uma vista 360 da cidade e comer alguma coisa nos bares do andar.

Lá, também tem uma plataforma de vidro em que é possível caminhar sobre. Apesar de parecer emocionante, esta área pode até passar despercebida para quem fizer a voltinha com certa pressa. O chão, apesar de ter um vão na área em frente à entrada do Skypod, tem um outro vidro como se fosse um andar abaixo, o que diminui a adrenalina de pisar num vidro transparente a centenas de metros do solo.

E mais uma coisa, os elevadores para chegar até lá são panorâmicos, então, é melhor você ficar mais pro fundo, caso não goste de ver tudo ficando pequenininho enquanto sobe a 22km/h.

O nível de observação principal fica a 346 metros do chão.

Um andar acima fica o restaurante, nada criativamente batizado de 360 The Restaurant, que rotaciona 360 graus a cada 72 minutos. O menu e os preços você encontra no site do 360 Restaurant. É possível escolher a La Carte ou emendar direto um menu de degustação (2 ou 3 pratos, de $75 CAD a $95 CAD por pessoa).

Ali, é preciso ter uma reserva para subir – quem come no restaurante ganha acesso complementar ao nível de observação principal, sendo uma boa dica pra quem quiser impressionar alguém com um jantar.

Skypod – a 447 metros do chão – o ponto mais alto da Torre de Toronto

vista torre toronto skypod
Vista do Skypod, o nível mais elevado da CN Tower

O Skypod é a experiência premium deles e uma boa estratégia da Torre de Toronto para elevar o gasto médio do cliente. A experiência é basicamente a mesma que a anterior, só que alguns andares acima.

Neste nível superior, a torre chega a se movimentar 1,5 metros pra um lado e pro outro em dias com mais vento. Existe até um pêndulo na saída do elevador pra você ver se o prédio está se movimentando naquele momento.

Diferentemente do deck principal, o lugar é bem estreito e não tem mesas, bar ou lanchonete. É realmente um lugar para curtir a vista e descer novamente para a parada anterior. Apesar da ista não ser tão diferente da que temos na primeira parada, é o único lugar da torre em que o vidro é inclinado, permitindo com que o visitante consiga olhar 100% para baixo e enxergar, inclusive, a parte central da torre.

Edge Walk – a experiência pra quem respira aventura

O Edge Walk é um outro nível de adrenalina, porque se trata não somente de subir na torre, mas também de caminhar sobre ela do lado de fora!

Quem tiver coragem, e quiser investir uma graninha bem salgadinha, pode ter essa experiência radical de dar uma volta completa na parte de cima do primeiro ponto de observação amarrado em uma corda com um grupo e guia.

Vale a pena subir na Torre de Toronto?

Sim, pra quem quer ver a vista da cidade e ter uma visão aérea de Toronto. É realmente um passeio meio caro pelo que entrega, mas, querendo ou não, é o principal cartão postal do destino.

Tanto na minha opinião quanto na da Tati, o Skypod é algo que não vale a pena, uma vez que a experiência é quase igual a de ir no Deck principal de observação só que alguns andares acima.

Quanto custa subir na Torre de Toronto (CN Tower)?

vista da lojinha da cn tower em toronto
Lojinha de souvenirs no térreo da CN Tower

Se você optar por ir também ao Skypod, consegue economizar um pouco ao comprar os dois ingressos com antecedência:

  • Adulto: $43 CAD
  • Acima de 65 anos: $30 CAD
  • 3 a 5 anos: $14 CAD
  • Skypod: $7,5 CAD se comprado junto com o ingresso principal (na hora, 10 CAD).
  • Edge Walk: $195 CAD

Quem tiver a carteirinha internacional de estudante ganha desconto também. Dá direito a 10% pra quem mostrar uma das seguintes carteirinhas: Hostelling International, International Student Card (ISIC), International Youth Travel Card (IYTC), International Student Exchange Card (ISE).

Ingressos podem ser adquiridos na hora em maquininhas automáticas na frente da torre ou pela internet no site da CN Tower. Nós compramos online na frente da torre quando vimos a fila para adquirir o ingresso na hora nas máquinas.

Como chegar e quando ir?

A torre tem uma localização bem central (290 Bremmer Boulevard), a uns 10 minutos caminhando da Union Station (principal estação de ônibus e trens), de frente para a Cervejaria Steam Whistle e ao lado do aquário e da arena onde o time de beisebol Blue Jays joga.

O horário de funcionamento da torre é de 9h da manhã até 10h da noite, mas cada atividade pode ter um horário diferenciado. Para conferir os horários do Skypod, Edge Walk e restaurante, sempre indico o próprio site da torre, que deve também atualizar as informações de fechamento na época do inverno, caso necessário. Quem comprar o ingresso online é bom ficar atento, pois existe um horário para entrar.

E você, gosta de visitar torres ou mirantes quando viaja?

Você Também Pode Se Interessar Por:

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Conhecemos as Cataratas do Niágara no Canadá: tudo o que vimos por lá - Viagem 0800 - […] passagem pro Canadá em mãos, alguns passeios eram coisa certa no nosso planejamento. Assim como a CN Tower, visitar…
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.