O imperdível Museu da Alemanha Oriental em Berlim

Mesa de pebolim representa a partida entre alemanha ocidental e oriental na copa de 74

Um muro, dois países. Uma Alemanha dividida ampliou o contraste capitalismo – socialismo de maneira absurda entre o começo dos anos 60 e o final dos anos 80.

As diferenças gritantes entre Estados Unidos e Rússia passaram a estar presentes em um mesmo território, rachado ao meio, sem o menor critério.

Em Berlim, o impacto foi ainda maior. De uma hora pra outra, um muro separava famílias, costumes e tudo o mais que você possa imaginar.

O Muro de Berlim depois da queda

Tudo isso, além de retratado em livros de história e eternizado na cabeça do brasileiro na imagem do Pedro Bial cobrindo in-loco a queda do muro, está documentado em um museu interessante para crianças e adultos em Berlim.

De forma interativa, o DDR Museum conta a história da vida na Alemanha Oriental durante a década mais polarizada da história.

ingressos para entrar no museu da ddr em berlim

Se você tem algum posicionamento político bem forte, não se preocupe, o museu não é sobre as vantagens ou desvantagens de um sistema socialista, apenas faz um retrato do dia-a-dia do lado da DDR (RDA, em português), a Alemanha Oriental.

O que é o DDR Museum em Berlim?

A RDA (República Democrática Alemã) – ou Alemanha Oriental – existiu como país por 41 anos, entre 1949 e 1990 e o museu DDR Museum mostra como era o cotidiano da época, quais eram os objetos utilizados no país socialista, quais eram as influências culturais e algumas curiosidades.

carro utilizados pelas liderancas políticas na época da Alemanha Oriental
Carro utilizados pelas lideranças políticas na Alemanha Oriental – Foto: Fernanda Giotto Serpa

Pra quem gosta de futebol, a mais marcante de todas é saber que as duas Alemanhas se enfrentaram em um Copa do Mundo – em 74, na Alemanha Ocidental. A partida era válida pela primeira fase da copa e aconteceu em Hamburgo. Os “donos da casa” perderam de forma surpreendente por 1 a 0. No final das contas, porém, Brasil e Holanda ajudaram a eliminar a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental acabou erguendo a Taça.

Mais sobre futebol?

Conheça o Museu do Futebol em Dortmund

Vale a pena ver um jogo de futebol na Europa?

Motivos pra visitar até mesmo com crianças

O museu tem muita coisa para ver, tocar e brincar. Dos automóveis da época aos passos de dança tradicional no período, é possível interagir com quase tudo.

Dá pra entrar em um Trabi ou Trabant – o carro da época – em que a fila de espera para comprar poderia chegar a dez anos.

imagem mostra a frente de um Trabi, o carro da Alemanha oriental

A atração mais legal é um falso elevador antigo que leva a um apartamento tradicional do regime socialista alemão. A “subida” é uma aventura e tanto até para os adultos, no final você não muda de andar, mas a impressão é de estar em um elevador com problemas técnicos e o balancê dá até um susto.

Viajando com crianças?

Legoland de Berlim é imperdível para crianças e adultos

No apartamento, é possível ver como o governo tentava padronizar o estilo de vida das pessoas e como até as roupas eram sempre parecidas.

Um fato interessante e uma das coisas mais contraditórias da época foi saber que, apesar do isolamento do mundo capitalista e dos cidadãos só terem acesso ao que era produzido no mundo socialista, o cantor americano Bruce Springsteen fez um show em Berlim Oriental em 1988 numa tentativa do governo de acalmar os protestos da população por uma mudança política.

O show teve o efeito contrário e só inflamou a juventude da época. Como você já sabe, o muro foi derrubado em 1989 e a Alemanha se reunificou um pouco depois.

Mais da Alemanha

O que saber antes de ir à Alemanha

Já ouviu falar do Safári de Cerveja na Alemanha?

cama de uma prisao da Stasi, a polícia secreta da alemanha oriental
Representação de uma prisão da Stasi, a polícia secreta alemã da Alemanha Oriental – Foto: Fernanda Giotto Serpa

Dos museus da capital alemã, esse está no nosso top 5. Ele é único, representa uma época relevante da história e não é chato de nenhum jeito. Você vai aprender história se divertindo.

Onde fica?

O DDR Museum fica na Karl-Liebknecht-Str. 1, 10178 – coladinho no rio Spree e pertinho da catedral, a Berliner Dom.

E você? Qual é o seu museu preferido em Berlim? Conta pra gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui