Vale a pena assistir a um jogo de futebol na Europa?

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Quem viaja e gosta de futebol visita um estádio sempre que pode e, dependendo da facilidade para comprar ingressos e da sorte de um jogo acontecer bem na época do passeio, acaba até assistindo a uma partida.

Muita gente acaba nos perguntando das diferenças entre um jogo no Brasil e na Europa. Estádios, atmosfera, locomoção, preços, facilidade para conseguir ingressos e por aí vai…

Muita coisa acaba variando de país para país, porque né, a Europa é um continente pequeno mas com grandes diferenças culturais e econômicas, o que acaba afetando em todas as áreas envolvendo uma partida de futebol.

estádio do schalke 04, em Gelsenkirchen

Mas, mesmo assim, a gente resolveu falar dos aspectos mais relevantes para você que quer entender porque o país do futebol é tão diferente dos outros na hora da bola rolar. 🙂

Diferenças entre um jogo de futebol na Europa e no Brasil

Estádios

Nesse aspecto dá pra cravar: a Europa em geral possui estádios com mais infra-estrutura do que o Brasil. A Copa ajudou a amenizar a diferença e isso impulsionou outros clubes brasileiros a melhorar a estrutura, como Grêmio e Palmeiras, que construíram estádios e não sediaram jogos.

Ainda assim, países como Alemanha, França, Bélgica e até Espanha possuem estádios modernos até nas divisões inferiores.

A boa estrutura inclui calefação para os dias mais frios em alguns lugares na Alemanha, por exemplo, televisões na área de alimentação que mostram o jogo ao vivo caso você queira comer uma pizza antes do intervalo (na Arena, em Curitiba, também tem) ou um sistema de pagamento por meio de um cartão do estádio, que pode ser adquirido para a partida, com o qual o torcedor pode colocar um determinado valor em crédito, para evitar a falta de trocado ou mexer com dinheiro a toda hora, melhorando, também, a rapidez no atendimento.

Mais sobre esportes:

Que tal ir a um jogo de hóquei na Alemanha?

Como ir ao jogo do Milan ou da Inter, em Milão

Viajando para correr

Paixão

arquibancadas azuis do estádio san siro

Pra mim, essa talvez seja a diferença mais marcante. Tirando a Itália, que é muito parecida com o Brasil nesse sentido – como a gente pôde confirmar ao assistir um jogo no San Siro-, a média de público de um time não é drasticamente influenciada pelo desempenho da equipe na temporada

O Campeonato Alemão tem sempre casa cheia, mesmo que 15 times entrem na competição sabendo que não têm chances de título ou nem mesmo de conseguir uma vaga na Champions.

Energia

torcedor do borussia dortmund xinga durante partida do clube

A atmosfera no estádio é incrivelmente diferente. No Brasil, canta-se e xinga-se o jogo todo. Se o time está ganhando, estamos empurrando. Se a gente estiver atrás no placar, quem sofre são os jogadores e a mãe do juiz.

Na Europa, algumas torcidas são até mais enérgicas do que o comum por lá, mas mesmo assim a maioria fica em silêncio durante alguns momentos da partida (a foto acima foi a exceção das exceções).

Por lá, se o time da casa perde, os jogadores são geralmente aplaudidos no fim (ou pelo menos não recebem vaias).

Por aqui, você já sabe. :p

Entretenimento

Ir a um jogo de futebol na Europa é garantia de que o espetáculo vai ser bonito, independente da qualidade do futebol a ser apresentado em campo.

O antes da partida é repleto de atrações, estádios possuem locutores que anunciam os jogadores com entusiasmo, telões gigantescos mostram dados da partida em tempo real e ainda os replays dos gols.

Locomoção

entreada do metro em frente ao estádio do san siro, que fica bloqueada quando o volume de pessoas é muito grande

Em Milão, a estação de trem do San Siro possui catracas eletrônicas para evitar superlotação nos trens, facilitando o fluxo no transporte coletivo na saída dos jogos.

A maioria dos estádios fica relativamente longe dos centros das cidades, mas muitas pessoas ainda preferem utilizar o transporte coletivo em vez de ir de carro – até porque muita gente bebe bastante nos jogos. Com tanta gente em um só lugar, é de se esperar que as saídas dos jogos sejam bem bagunçadas. Certo? Errado.

Mais da Europa que nem todos conhecem:

Já ouviu falar de Étretat, na França?

Nijmegen, a cidade mais antiga da Holanda

Galway, a cidade para se conhecer à noite

Não que você vá conseguir pegar um trem vazio, geralmente os trens enchem rápido, mas as cidades são normalmente bem preparadas para lidar com esse volume todo de gente saindo de um mesmo lugar.

Muitos trens ficam na espera do término das partidas em algum ponto próximo do estádio e, quando saem, não fazem as paradas comuns e tocam direto até um ponto mais central da cidade.

Ingressos

ingresso amarelo para entrar no estádio do Milan, o San Siro. Ao fundo da imagem está o próprio estádio

Dependendo do país, conseguir ingresso é uma tarefa complicada, como é o caso da Alemanha, que possui uma média de público absurda e um nível de fidelidade de sócios imbatível. Em países como Itália e Espanha, pode ser mais fácil.

Neste quesito, a facilidade para obter ingressos varia de clube para clube.

Como procurar por ingressos

Comece pelo site do clube. Geralmente você encontra informações a respeito dos ingressos e, por vezes, pode até comprar por lá.

Procure na internet de uma maneira geral para saber se há algum ponto de venda na cidade.

Já no destino da partida, também é possível buscar informações nos pontos de informação turística e nas lojas dos clubes. Nas lojas oficiais do Barcelona, por exemplo, você pode comprar ingressos se ainda houverem.

Uma última hipótese pode ser comprar em sites especializados em venda de ingresso pela internet, mas aí os preços ficam bem mais salgados. Jamais compre de cambistas, porque existem muitos golpes de ingressos falsos por aí e também é ilegal.

Preços

Na Alemanha, por exemplo, a dificuldade para conseguir ingressos é inversamente proporcional aos preços. Dos principais países da Europa quando o assunto é futebol, as equipes alemãs são as que possuem os ingressos mais em conta. Mas arrumar um ingresso é difícil, pois sócios têm preferência na compra.

Já fomos a jogos da segunda divisão por 12 Euros e em jogo da Europa League por 18 Euros. Além disso, por vezes os ingressos ainda incluem passagens de trem dentro do estado.

E você, já esteve em algum estádio da Europa? Conta aí como foi a sua experiência!

Você Também Pode Se Interessar Por:

20 Comentários
  1. Avatar

    Boa tarde, Eu gostaria de saber qual a chance de um jogo mudar de data, eu vou viajar para europa em janeiro e estarei em paris do dia 22 ao dia 27, e no dia 26 tera um jogo do psg vs rennes porem como a data é longe no site fala ”data a confirmar” eu gostaria de saber qual a chance de a data mudar e se no caso disso acontecer oq acontece com o ingresso? eles reembolsam?

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Valdemir, as datas podem mudar – é meio raro, mas pode acontecer. Imagino que seja difícil conseguir um reembolso, especialmente porque eles já deixam ali avisado que as datas ainda devem ser confirmadas.

      Responder
  2. Avatar

    Oi boa tarde , estou na europa e comprei ingresso na viagogo ( borussia dortmund x mainz ) dia 05/05/2018 na muralha amerela…é confiável?

    Vi que muita gente comprou aqui nesses comentários e você também recomendou.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Independente do site, meu conselho é sempre dar uma olhada na reputação online, no que os usuários que fizeram uso do serviço mais recentemente acharam da experiência com o site em questão. No caso do ViaGoGo em específico, o site é conhecido por ser careiro – e é sobre o preço cobrado que reside o maior número de reclamações, mas a confiabilidade de entrega não parece ser um problema.

      Responder
  3. Avatar

    Olá tudo bem. Gostei dos seus posts, estava aqui pesquisando sites pra comprar de ingressos. Já fui ver BenficaxNapoli, BenficaxBorussia, Real MadridxReal Sociedad e PortoxMonaco. Estou planejando ver os jogos da JuventusxTottenham pela liga, e queria saber se conhece outros site além do Viagogo, com bons preços e reputação. Desde já um abraço.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Então, Junior. Conheço também o http://www.footballticketnet.com que tem uma boa nota no google mas não posso garantir a reputação, pois possui poucas avaliações. Muitas vezes o próprio site oficial das equipes possui ingressos à venda. Você já deu uma olhadinha? Abs

      Responder
  4. Avatar

    Gostei.

    Responder
  5. Avatar

    Achei um site chamado StubHub que vende todos os ingressos que eu preciso, com valor em real (R$), porém não conheço e estou com medo. Sabe me dizer se é confiável?

    Obrigada mais uma vez

    Responder
  6. Avatar

    Voltei para pedir mais uma ajudinha.
    Gostaríamos de comprar ingresso para o jogo Crystal Palace x Manchester United , no dia 03/03/2018, porém não sei onde comprar. Não achei no site oficial do clube e nem no Viagogo.

    Help me, please!

    Responder
    • Daniel Courtouke

      OI, Larissa! Tudo bem? Eu recomendaria esperar um pouco mais, em alguns sites de clubes só é possível comprar ingresso para os três ou quatro próximos jogos.

      Responder
  7. Avatar

    Olá, adorei sua matéria, porque preciso muito de ajuda sobre isso e quase não encontro nada na internet.

    Eu e meu marido iremos a Europa com intuito de ver jogos, porém não sei como comprar os ingressos. Fora isso, eu soube que alguns países, o valor é muito caro, e por isso gostaríamos de assistir um jogo da equipe juvenil ou fazer uma visita ao estádio. Onde eu consigo comprar isso? No site do Manchester United e do barcelona eu não achei por exemplo.

    Nosso maior interesse:
    Barcelona
    Real madrid
    PSG
    Manchester United

    Já agradeço.
    Larissa

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Oi, Larissa!
      Sobre jogos de equipes juvenis, não sei onde se pode comprar ingresso para todos, mas sei que quase nunca as equipes da base jogam nos estádios oficiais dos clubes, não sei se a intenção de vocês era ir aos jogos de base para conhecer os estádios? Se vocês querem assistir à partida independentemente do estádio, dá pra ver um jogo do Barcelona B (2ª divisão do Campeonato Espanhol). Veja os ingressos aqui: https://www.fcbarcelona.com/tickets/football/barca-b-tickets até os jogos que estavam disponíveis aqui, os preços variam de 6 a 15 euros (esses jogos acontecem no Miniestadi e não no Camp Nou).

      Sobre ingressos, realmente alguns são muito caros, mas com alguma antecedência pode se conseguir algo em conta. No site dos clubes geralmente tem mais informações em alguma aba de tickets (lá você encontra tanto ingresso pra jogos quanto para os passeios guiados pelo estádio). Olha só:
      Ingressos do Barcelona: aqui você encontra os valores de ingressos para os próximos jogos e aqui você encontra os valores sobre a visita ao Camp Nou.

      Ingressos do Real Madrid: aqui você também pode ver os próximos jogos e os valores. Sobre o tour no Santiago Bernabéu, todas as informações estão no site do clube.

      Aqui você encontra o site do Manchester United e como comprar os ingressos.

      E, por fim, a página de ingressos do PSG, pra ver o Neymar jogar. Como você vai ver, os jogos mais importantes e os mais próximos da data atual vão ser mais caros, os preços caem de 275€ pra 69€ dependendo do jogo e da data ser mais distante.

      Espero que vocês aproveitem muito e que dê certo de irem a um jogo! 🙂

      Responder
      • Avatar

        Caramba Daniel, MUITO OBRIGADA pela atenção e pelo cuidado em ajudar DE VERDADE!
        Vou entrar agora mesmo nesses links e montar nosso roteirinho.

        Fique com Deus e obrigada mais uma vez!

        Responder
  8. Avatar

    Oi. Estamos com viagem marcada para a Europa em Dezembro, até o fim de Janeiro (sei que é invernão!). Tenho um sonho de assistir uma partida em Anfield, do Liverpool. Na data que poderei ir num jogo, pesquisando pela internet, vi que o ingresso mais barato custa 148 Libras. É isso mesmo? Meio assustador, já que vou precisar de 2 ingressos.
    Desde já, agradeço pela atenção.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Oi, Sérgio. Tudo bem? O futebol inglês é mesmo um dos mais caros para os torcedores, infelizmente. Imagino que você consiga algo mais em conta do que isso, mas não muito mais baixo do que o valor que você viu. Para a qualificação da Champions League, por exemplo, o Viagogo mostra ingressos a partir de 129 euros,por exemplo. Uma estratégia – caso você não se interesse em pagar o valor atual – é esperar para a última hora e tentar um ingresso mais em conta, mas aí você teria que estar disposto a não ver a partida caso o plano não funcione. Abs

      Responder
  9. Avatar

    Olá, eu estou interessado em ir​ ao Signal Iduna Park, você já deve ter ido lá, gostaria que me desse dicas.

    Responder
  10. Avatar

    Muito obrigado por compartilhar essas excelentes dicas!

    Responder
  11. Avatar

    Vale muito. Eu assisti Barça x Atletico de Madrid

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.