Um tour pelo estádio do Borussia Dortmund: o mais bonito do mundo

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

“Bem-vindos ao estádio mais bonito do mundo”, diz o guia, que além de trabalhar no clube também é sócio e frequentador assíduo das arquibancadas do Signal Iduna Park, ou Westfallen Stadion, como preferem os fãs mais fiéis.

Estamos em Dortmund, onde futebol é religião e tudo é amarelo e preto (até os manequins das lojas do centro da cidade trajam as cores do clube), para conhecer o estádio que é tratado como um santuário pelos torcedores.

BVB tour estádio signal iduna park dortmund

Como você percebeu pela recepção que tivemos do nosso guia, no Borussia Dortmund tudo é na base da paixão: os jogadores mais idolatrados são os que mais se identificam com o time e não necessariamente os melhores, a torcida é uma das mais barulhentas do país e o clube, um dos mais tradicionais e raçudos.

 


Quanto custa?

Quando fizemos o passeio de 90 minutos, em janeiro de 2016,  pagamos 12 euros, mas é sempre bom conferir no site oficial se as tarifas continuam as mesmas.

Idioma?

Inglês e alemão. As visitas em inglês ocorrem com menos frequência, é sempre bom conferir no site as datas e horários.

Como chegar?

Sainda da estação de trem de Dortmund (Hbf), você pode pegar o trem regional RB 14639, em direção a Iserlohn ou o ERB90337, em direção a Soest. Nos dois casos, você desce na estação Dortmund Signal Iduna Park (não se desespera se em vez de Dortmund tiver escrito só DO, também está correto).


 

Logo Borussia Dortmund Echte Liebe

Echte Liebe – amor verdadeiro, em alemão. 

O tour pelo estádio começa com uma visão geral das arquibancadas, onde é possível tirar algumas fotos e se enganar com a imensidão do lugar. Vazio, não dá pra acreditar que mais de 80 mil pessoas caibam ali.

Existem dois tipos de passeio. Um deles leva 2 horas e o outro leva 90 minutos. Decidimos fazer o último, que já oferece uma boa ideia do estádio, da história do clube e nos leva por vários lugares frequentados pelos jogadores.

Apesar de não estar incluído no tour, passamos pelo museu do clube para acompanhar um vídeo com a história da fundação do clube, da construção do estádio e das conquistas da equipe. Lá, dá pra ver de perto troféus importantes conquistados pelo Borussia.

Museu do BVB - Foto: Viagem 0800

Museu do BVB 

Uma curiosidade interessante sobre a origem do nome do clube é que Borussia viria de uma cerveja local que os fundadores gostavam muito, a Borussia-Bier. Tudo a ver com a Alemanha, né?

Outra corrente acreditava que o nome Borussia tinha sido escolhido por conta de seu significado literal que vem do latim, em que Borussia equivale à Prússia.

Depois de sentir a atmosfera da torcida lá do chão, subimos até os camarotes dos principais patrocinadores para conhecer mais da história do clube. Segundo o guia, os camarotes de grandes marcas, como Puma, Opel (Chevrolet, no Brasil) e Hankook chegam a custar mais de 130 mil euros para 17 jogos em casa do BVB em uma temporada.

Arquibancadas do Westfallen Stadion, como preferem os torcedores

Arquibancadas do Westfallen Stadion, como preferem os torcedores 

A parte mais legal do passeio é a parte em que podemos ver de perto áreas que geralmente só jogadores e jornalistas frequentam.

O acesso que leva aos vestiários de cada clube, há duas escadas. Uma delas, destina aos atletas do Dortmund, só tem 12 degraus. Na outra, que os adversários devem utilizar, são 13. E quem diria que o Borussia tinha um quê de Botafogo?

Na zona mista, que é onde os atletas dão entrevistas após os jogos, ainda assistimos um vídeo para ter a noção real do que é aquilo em dia de jogo mesmo. Logo depois, podemos ir para os vestiários.

zona mista borussia dortmund jornalistas entrevistam jogadores ali

Zona mista do estádio

Zona mista jornalistas e jogadores borussia dortmund

Lá, nada de luxo, como em muitos vestiários de times europeus e até brasileiros. A ideia de renovar o local para os jogadores do BVB foi barrada pelo então técnico Jürgen Klopp, sob o argumento de que ali, só o que conta é futebol e coração.

Dos vestiários, os jogadores seguem para o túnel de acesso ao gramado, completamente amarelo, é claro, e com uma trilha sonora metaleira, que é pra empolgar os atletas.

Túnel de entrada dos jogadores para o gramado

Túnel de entrada dos jogadores para o gramado 

Antes do fim da visita guiada ainda passamos pela Gelbe Wand (Parede amarela), que é a parte da arquibancada em que todos assistem a partida em pé. São mais de 25 mil pessoas pulando o jogo inteiro. Atualmente, é a maior geral do mundo.

Südtribune tem capacidade para 25 mil pessoas em jogos da Bundesliga e da Copa da Alemanha

Südtribune tem capacidade para 25 mil pessoas em jogos da Bundesliga e da Copa da Alemanha

Em competições da UEFA, no entanto, cadeiras são colocadas no local e a capacidade diminui consideravelmente

Em competições da UEFA, no entanto, cadeiras são colocadas no local e a capacidade diminui consideravelmente – Fotos: Viagem 0800

Mais fotos:

Nova contratação do BVB pra 2016... =)

Nova contratação do BVB pra 2016… =)

Em 2005, o Dortmund entrou em uma severa crise financeira e só não faliu por causa da ajuda de muitas empresas e até do Bayern de Munique. Como agradecimento, o clube espalhou várias placas nas calçadas da cidade com os nomes de quem os ajudou.

Em 2005, o Dortmund entrou em uma severa crise financeira e só não faliu por causa da ajuda de muitas empresas e até do Bayern de Munique. Como agradecimento, o clube espalhou várias placas nas calçadas da cidade com os nomes de quem os ajudou.

Signal Iduna Park visto de fora

Signal Iduna Park visto de fora

Loja do Borussia é onde você pode comprar os ingressos para o tour.

Loja do Borussia é onde você pode comprar os ingressos para o tour.

Início do passeio pelo estádio!

Início do passeio pelo estádio!

Arquibancadas do estádio

Arquibancadas do estádio

Inicialmente, o estádio tinha apenas um andar...

Inicialmente, o estádio tinha apenas um andar…

...Depois, foi reformado para receber os andares superiores

…Depois, foi reformado para receber os andares superiores…

...por fim, foram construídos os cantos e a capacidade passou a superar os 80 mil espectadores

…por fim, foram construídos os cantos e a capacidade passou a superar os 80 mil espectadores

Banco de reservas

Banco de reservas

Vestiário do BVB

Vestiário do BVB

Fotos: Viagem 0800

Fotos: Viagem 0800

Você Também Pode Se Interessar Por:

4 Comentários
  1. Avatar

    Eae meu…onde acho um passo a passo pra ir a um jogo do borrusia..sonho do meu filho q qero realizar..conhece alguma agencia q faça esse trabalho?ou dou um peitaço aq do RS sem falar alemao rumo á alemanha?

    Responder
  2. Avatar

    Olá Daniel! Não sei se você chegou a conhecer a estação central de ônibus de Dortmund. Mas pela vibe da cidade talvez você possa me responder esta pergunta… Irei de Frankfurt à Amsterdã de ônibus, mas há uma parada de 3h em Dortmund. A questão é que será das 3am às 6am. Estou indo sozinha, me preocupo com questões de segurança. Você considera a cidade segura? Será que tem problema fazer essa “conexão” de madrugada por lá?

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Oi, Regina. Tudo bem?
      Pra ser sincero, via de regra sempre tem uns bêbados perambulando durante à noite em estações de ônibus e trens Alemanha afora. Se for final de semana, deve ter mais gente na rua. De qualquer jeito, eu aconselharia que você passasse essas três horinhas na estação de trem, que fica bem próxima de lá. As estações de trem são sempre mais movimentadas do que as de ônibus e, dependendo da época do ano, você consegue se abrigar melhor do frio, pois as rodoviárias na Alemanha quase sempre são abertas =/
      Se precisar de alguma ajuda, é só dar um toque que a gente tenta ajudar!

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.