Como visitar o estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Pra quem não gosta de futebol, pode até passar despercebido, mas a visita ao estádio do Real Madrid é uma das atividades turísticas mais populares de Madri, a capital da Espanha. E esse foi o passeio número um do Viagem 0800 quando estivemos por lá para participar do EEBB. Por isso, se você está em busca de algumas dicas sobre como visitar o Santiago Bernabéu e ainda de quebra conferir como foi a nossa experiência por lá, esse artigo é pra você.

O guia completo para visitar o Santiago Bernabéu

vista do lado de fora do estádio santiago bernabeu do real madrid

Prepare-se para gastar porque o ingresso é caro, mas a visita é bem completa e rica em detalhes relevantes para quem curte futebol de uma maneira geral.

O Real possui um acervo material muito bom de coisas para ver, como troféus (da equipe e individuais), chuteiras e filmagens, o que faz com que o passeio seja um misto de um tour de estádio tradicional com museu.

Ou seja: não espere aquela rota clichê de arquibancada – vestiário – gramado – loja que você pode ver por aí.

Uma dica esperta: se você for ver uma partida, o Hotel Far Home fica a só 16 minutos caminhando do estádio pra quem quiser dormir por perto e possui um ótimo custo-benefício.

Como é a visita ao Bernabéu

vista das arquibancadas do estádio do real madrid, santiago bernabeu

Depois de comprar o ingresso em uma bilheteria do lado de fora, a visita começa no último andar do estádio depois de subir as escadas rolantes de uma das quatro torres de entrada.

A primeira parada é justamente para ter uma visão ampla do gramado e das arquibancadas. Talvez seja o único ponto em que sua câmera capture quase tudo: o campo e grande parte das cadeiras estão no seu frame. É o momento ideal para a tirar a Go Pro do bolso se você tiver uma e bater aquela foto de grande angular (volta ali na foto de capa pra entender do que eu tô falando!).

sala de trofeus do real madrid

Logo depois disso, entramos numa das áreas mais legais e surpreendentes do passeio: uma verdadeira sala de relíquias do Real, com troféus que não acabam mais (como era de se esperar), projeções que mostram a geração atual de jogadores e suas principais características em um vídeo animado (sim, Vinicius Jr. está lá) e também alguns troféus individuais que me fizeram pensar que o museu da FIFA deve estar vazio: estão ali as chuteiras de ouro e troféus de melhor jogador do mundo do que nada menos do que Ronaldo, Cristiano Ronaldo e até de Kaká, que ganhou o título ainda com o Milan.

troféu de melhor jogador do mundo de Ronaldo na sala de troféus do real

Dali, seguimos rumo aos vestiários passando por uma vista do gramado e das arquibancadas no nível do campo. O legal dessa parte é que o próprio circuito exige uma caminhada da linha lateral até a linha de fundo do campo. Dá pra aproveitar bem a vista e decidir em qual área você preferiria assistir a um jogo. Ali também existe uma tenda de comida para matar a fome (e esvaziar os bolsos).

Em seguida passamos pelo vestiário e pela área de recuperação física dos jogadores, com banheira, cama de massagem, etc…

Na sequência, desembocamos no túnel de acesso ao campo, e paramos na área do banco de reservas. Depois de esperar com certa paciência, é possível fazer uma foto sorridente sentado nos bancos que aquecem os jogadores reservas em dias de frio em Madri.

banco de reservas do estádio do real madrid

Olha só meu baita bigode que deixei crescer pro Movember, a versão bigoduda do Novembro Azul na Alemanha.

Durante o percurso, existem umas duas ocasiões para fazer fotos (com a taça virtual da Champions e ônibus do clube) que podem ser compradas ao final do passeio (não se preocupe, você pode tirar a foto e decidir não comprar no final).

Como comprar ingresso e quanto custa?

É possível comprar no site com antecedência, mas a grande vantagem é evitar as filas na hora da chegada. De maneira geral, os ingressos não se esgotam para os passeios sem guia, já que são feitos por conta própria. Quando fomos ao Bernabéu, não esperamos nem 5 minutos para sermos atendidos.

A bilheteria fica em uma linha reta ao sair do metrô, não tem como errar.

O preço que pagamos em 2018 foi 25€, mas vale a pena conferir no site do clube (em espanhol) se o valor continua o mesmo.

Vale a pena fazer a visita?

turistas no estadio santiago bernabeu

Sim. Apesar do preço, só não vale a pena se você realmente não curtir futebol e não fizer ideia do que um título de melhor do mundo representa. Só os troféus da bola de ouro e da Champions já são algo histórico de se ver.

O fato de ser um rolê bastante interativo também ajuda a deixar a experiência mais completa.

O tour sem guia é legal demais, porque você pode tomar o tempo que quiser lá dentro (eu fiquei uns dez minutos vendo um resumão de algumas campanhas do Real na Champions, por exemplo). Isso não seria possível no tour do estádio do Borussia Dortmund, pois lá o passeio é guiado e não podemos exceder o tempo estimado.

Como chegar no Bernabéu

Chegamos de metrô pela estação Santiago Bernabéu e saímos em uma pracinha de frente ao estádio.

Também é possível ir de uber ou táxi, mas como o estádio é um pouco mais afastado do centro, fica difícil ir a pé.

Mais sobre futebol:

Vale a pena ver um jogo na Europa?

Saiba como é ver um jogo do Borussia Dortmund na maior geral do mundo

O roteiro pelo melhor lugar da Alemanha para ver futebol

Qual outro estádio você gostaria de conhecer? Conta pra gente nos comentários!

5 atrações em Barcelona que valem a pena

Você Também Pode Se Interessar Por:

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.