Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros: a nossa experiência em Madri

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Em novembro de 2018, o Viagem 0800 teve várias experiências novas: finalmente conhecemos Madri e, de queba, ainda participamos do V Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, evento que reúne blogueiros brasileiros de diversos nichos (mas principalmente viagem) e se propõe a discutir temas pra lá de importantes, como ética, profissionalismo e ainda facilitar o compartilhamento de boas práticas e impulsionar o networking entre os que ali estão.

Ter essa experiência foi muito importante para nós; tanto a Tati como eu curtimos demais estar ali. O evento contou com um dia inteiro de palestras, além de alguns dias antes e depois com atividades externas, por meio das quais pudemos conhecer melhor a cidade com uma vantagem a mais em relação a outras viagens: vimos Madri sob a ótica de quem mora lá.

O EEBB tem uma premissa simples, que é a de reunir os blogueiros que moram na Europa, trocar informação e estabelecer novas conexões além do mundo virtual, mas o seu impacto vai muito além disso. O encontro, assim como outros que existem no Brasil, serve também para, de certa forma, organizar uma classe que cresce muito rápido e propor discussões muito válidas sobre a profissão de ter um blog.

Muitos dos que estavam ali já monetizam seus sites de alguma maneira e, embora nem sempre o blog seja a principal fonte de renda da casa, é mais do que essencial discutir como trabalhar com ética e de forma profissional, além, é claro, de vir a conhecer novas maneiras e oportunidades de obter renda com suas plataformas.

A comissão organizadora do EEBB (Foto: All You Need is Photo).

A organização do evento ficou por conta das meninas do BLPM (Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid), que – em um esforço homérico – se viraram para ocupar quase 5 dias inteiros com programação relevante e interessante para 50 pessoas, negociar 20 parcerias e conseguir muitos mimos para os blogueiros, que além de cadernos, coffee-break e almoço patrocinado ainda incluíam estadias em alguns hostels de Madri (o nosso foi o Far Home Bernabeu, que fica pertinho do estádio do Real Madrid).

Quem e o que conhecemos no EEBB

A nossa aula de Cajón (Foto: All you need is Photo).

Nós chegamos em Madri na quarta-feira à noite e pouco fizemos além de comer e ir pro hotel. Na quinta-feira, aproveitamos que pela manha não havia nada do EEBB rolando ainda e fomos conhecer o estádio do Real Madrid.

A programação pra quem chegaria antes do evento começou já na quinta-feira, quando participamos do Tour Madri Fantasma, proporcionado pela Civitatis, que nos guiou pela cidade contando lendas obscuras da capital espanhola. Apesar das histórias de suspense, foi uma ótima maneira de conhecer um pouco do centro da cidade, já que caminhamos por mais de uma hora.

Na sequência, terminamos a noite em um restaurante com parte do pessoal que estava no tour conosco, foi ali que pudemos conhecer melhor algumas colegas de encontro.

Sexta-feira era dia de mais passeios intercalados com escapadas no horário livre para conhecer alguns lugares a mais.

Começamos o dia fazendo um tour guiado pelo Museu de História de Madri, que a Juliana Bezerra conduziu com maestria. O museu conta a história e evolução da cidade que saiu de um vilarejo próximo da então capital Toledo para se transformar na nova capital.

De tarde, fomos ao Museu do Romanticismo, num passeio guiado pela Sandra Brocksom, que além de explicar como a burguesia morava, se vestia e era vista na época, ainda conduziu o nosso grupo por um passeio pelo mercado de rua El Rastro no domingo.

Nesse meio tempo, experimentamos arepas venezuelanas no Mercado de San Fernando e ainda fizemos o check-in no Far Home Bernabeu, nosso hostel pelas próximas duas noites.

A abertura oficial do EEBB ocorreu durante a noite da própria sexta no Mercado de San Ildefonso, onde muitos blogueiros que já estavam na cidade se reuniram para um happy hour.

Sábado foi o dia mais pegado: ligamos o modo esponja e tentamos absorver o máximo de conhecimento que cabia na cabeça e na ponta da caneta. Foram muitas palestras e oportunidades para fazer networking.

Palestra da Hotmart. (Foto: All You Need is Photo).

Teve apresentação sobre como trabalhar com marcas, como gerenciar um canal no YouTube, como encontrar seu nicho, conhecemos a Hotmart, uma plataforma que serve como host de um produto digital que você queira vender, teve churros, dinâmica de grupo e até prova de azeite de oliva (aliás, fiquei curiosíssimo para conhecer Jaén, a terra de onde essa iguaria vem).

azeite de oliva sobre a mesa para degustação

Foto: All You Need is Photo.

No final disso tudo ainda teve uma apresentação e uma mini-aula de Flamenco na Casa Patas, junto com um curso expresso de Cajón – aquela caixa com uns chocalhos dentro.

Domingo era o dia em que voltávamos, mas ainda assim deu tempo de conhecer o El Rastro (o passeio guiado pela Sandra, lembra?) e ainda fomos na La Virgen, uma cervejaria bem invocada e com uns sabores de personalidade.

Em outros posts a gente conta como foi a experiência em cada um desses lugares com mais detalhe e também o que ficou faltando conhecer em Madri, de onde saí querendo voltar.

Confira a lista de parceiros do evento:

Blogs que participaram do encontro:

As pessoas que você conhece na estrada

Você Também Pode Se Interessar Por:

Retrospectiva 2018
Retrospectiva 2018

E quando a gente menos esperava, 2018 acabou! (E o primeiro mês de 2019 também já está indo embora...😱) MaS o QuE...

Retrospectiva 2017
Retrospectiva 2017

2017 foi um ano e tanto! O nosso casamento finalmente saiu do papel... Fizemos viagens fantásticas e aproveitamos...

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.