Jogo de futebol em Bochum: a nossa experiência na segunda divisão da Bundesliga

estadio futebol bochum vista panorâmica

Jogo de futebol na Alemanha é bem organizado em quase qualquer divisão. Estádios quase sempre com bom público são coisa garantida até a terceira divisão da Bundesliga, o transporte público é de tirar o chapéu e barato (o ingresso geralmente te dá direito a ir e voltar de trem do estádio até mesmo de outras cidades) e o entretenimento é coisa garantida.

As vezes, no entanto, falta o essencial: futebol.

Num dos primeiros dias de muito frio no início do outono alemão, fomos conferir o que deveria ter sido um jogo de futebol entre Bochum e Fortuna Düsseldorf, em Bochum.

O ingresso custou só cinco euros porque a nossa empresa é a patrocinadora do time da casa.

Como uma bagatela dessa não se rejeita, pegamos um trem de 50 minutos de Düsseldorf até Bochum, que fica no mesmo estado.

Chegamos animados na estação principal da cidade e, depois de duas tentativas falhadas de entrar em um vagão-sardinha, pegamos o metrô para o Ruhrstadion.

estádio de futebol do VFL Bochum visto por fora

O jogo valia a manutenção do Fortuna na liderança da segunda divisão da Bundesliga enquanto que o time da casa tentava melhorar sua posição na tabela.

Entramos no estádio já com os times em campo. Buscamos nossa poltrona e descobrimos que alemães perdem um pouco do apreço pelas regras quando já passaram da quarta cerveja. Ocupamos então umas cadeiras vazias perto dali e bola pra frente.


Já fez o tour pelo estádio do Borussia Dortmund?

Conheça o museu do futebol na Alemanha


Não muito depois do pontapé inicial e de um breve momento de pressão do Bochum – o que o Emerson Leão batizou de blitz – o Fernando e o Felipe, dois amigos do trabalho que estavam conosco, desceram buscar uma cerveja.

Foi uma das piores cerveja que eu já tomei! A primeira muito ruim mesmo que eu experimentei na Alemanha.

cerveja no estádio de futebol

Enfim…

Na volta do intervalo, mais 45 minutos de um futebol mais ou menos, cujos melhores momentos foram o anúncio do público pagante (25 mil pessoas em uma segunda-feira à noite) e um lance incrivelmente perdido pelo atacante do Bochum em um contra-ataque que, pasmem, acabou em expulsão ao final da jogada ao colidir com o goleiro.

Vale a pena ver um jogo na Europa?

Ou seja: foi de quase herói a vilão em uma fração de segundo (ou domínio de bola, pra ser mais direto e crítico com o rapaz).

Cá entre nós, a gente achou que a expulsão foi mais um castigo do juiz por um gol perdido dessa forma do que pela entrada no goleiro.

grupo torcedores no estádio do Bochum

Desapontados com a cerveja e o jogo, que terminou em um zero a zero sem graça, voltamos pra Düsseldorf em um trem direto e sem lei, com torcedores do Fortuna cantando como se tivessem goleado, fumando cigarros como se o ponto final fosse a morte e fazendo das janelas a maior bateria de torcida organizada que eu já vi.

Repetiria a experiência? Com certeza! 🙂

Como ir em um jogo do Bochum?

torcida adversária no estádio do bochum

Se bom futebol não é a sua prioridade, mas você ainda quer curtir o ambiente de um estádio e vivenciar essa experiência na Alemanha, ver um jogo da Segunda divisão (Bundesliga 2) e do Bochum pode ser uma boa.

Geralmente é mais fácil encontrar ingressos disponíveis para partidas da segundona (e até terceirona).

Para comprar ingresso, o melhor jeito é visitar o site oficial do clube e procurar por ingressos para as próximas partidas.

Aqui você pode encontrar os preços de ingressos para o Bochum na temporada atual em cada bloco do estádio.

Divirta-se e bom jogo!

Mais futebol?

Conhecendo a Allianz Arena: um jogo na casa do Bayern de Munique

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui