Viajar de trem pela Europa é uma questão de comodidade e tempo, não de economia. Em uma análise prática, você deve considerar o tempo de viagem como um todo. Se o tempo de voo (contando com check-in, despacho de mala – se necessário -, embarque, desembarque for menor que o da viagem de trem, escolha o avião. Caso contrário, vá de trem mesmo.
A lógica da análise é simples, mas requer alguns cuidados para você garantir que não tenha deixado escapar nenhum detalhe.
Vamos dizer, por exemplo, que a gente quisesse ir de Dusseldorf pra Berlim.
A viagem de trem é longa (4h30, mais ou menos). Se a única opção de trem tivesse que fizer uma conexão em algum lugar, dificilmente iriamos aceitar. Por quê?
Porque aí já entram mais dois fatores na jogada: atraso e incômodo. E se o trem atrasar e a gente perder a conexão? Quando viria um outro trem? Além disso, com conexão a gente teria que ficar atento para fazer a troca, não ia poder dormir direto, etc.
Sempre leve esses detalhes em consideração.
Quando passamos o ano-novo em Berlim e tínhamos que voltar pra trabalhar em Dusseldorf dois dias depois, pegamos um trem de madrugada que nos levou diretamente, sem conexões. Isso foi ótimo porque pudemos dormir a viagem toda e chegar novinhos em folha para trabalhar.
Muita gente vê em viajar de trem um glamour que não temos no Brasil e também uma oportunidade de conhecer algo novo. Se esse for o seu desejo também, desconsidere os argumentos desse post. No entanto, se você acha que trem é, via de regra, mais barato do que avião, se enganou.
Pode não parecer, mas avião é, sim, mais em conta. Porém, alguns cuidados não podem passar em branco. Se você viajar com uma cia aérea barata, por exemplo, o aeroporto de chegada pode ser longe da cidade e as opções de transporte, limitadas. Um bom exemplo disso é o aeroporto de Londres Stanstead. Só o ônibus pra sair de lá e chegar em Londres custa umas 8 libras, no mínimo.
Uma das vantagens do trem é o fato de você poder ir conhecendo novos lugares e se deparar com paisagens lindas! No caminho entre Viena e Genebra, por exemplo, passamos por Lausane e só a vista de dentro do trem me convenceu a ir pra lá algum dia nessa vida!
Vantagens do trem:
- Bagagem ilimitada
- Não precisa de check-in
- Não precisa despachar nem recolher bagagens
- Apreciar a paisagem
- Geralmente é mais confortável
- Pode levar bebidas
Vantagens do avião:
- Mais rápido
- Trajeto direto
- E a vista abaixo
https://instagram.com/p/1JF3IgoRop/
Como você viu, a lista de vantagens do trem é muito mais comprida se colocada no papel. Mesmo assim, muitas pessoas – eu inclusive – escolhem viajar de avião por muitas vezes. O segredo é fazer o balanço do que você quer com o orçamento e o tempo que você terá no destino.
Outras opções também estão ganhando cada vez mais força na Europa, como sites de carona (viva o fenômeno da economia compartilhada) e também diversas empresas de ônibus que oferecem tarifas atrativas, como a Tati já mostrou por aqui.
E aí, qual a sua favorita?
Realmente sempre tendemos a escolher o trem quando viajamos para a Europa. E nem é porque questão de tempo, já que como você falou muitas vezes demora mais do que avião, mas porque sempre achamos que é mais barato que do ir que avião. Acho que o posto serve para uma reflexão mesmo, que nem sempre levamos todos os detalhes em conta na hora de escolher. Vou lembrar disso na próxima viagem 🙂
Ps.: Lausanne é linda! Vale muito a pena conhecer, vocês vão adorar 😉
Valeu pelo comentário, Carol! Realmente é uma reflexão válida mesmo. O mais importante é se informar com antecedência para escolher o meio de transporte.
Vamos ver, quem sabe a gente consiga ir pra Lausanne em 2016! Se de longe já pareceu bonito, imagina só de perto e com tempo de ver tudo! =)