Retrospectiva 2018

Por Tatiana Olegario

Tatiana Olegario é jornalista e apaixonada por viagens. Em 2011, largou tudo no Brasil, foi realizar o sonho de conhecer um pouco mais do mundo e acabou na Alemanha. Por lá, descobriu que viajar pode ser muito mais simples, barato e desafiador do que pensava. Foi aí que nasceu o Viagem 0800.

E quando a gente menos esperava, 2018 acabou! (E o primeiro mês de 2019 também já está indo embora…😱)

MaS o QuE fAlAr DeSsE mIgUxO qUe PaSsOu VoAnDo, MaS qUe Eu Já CoNsIdErO tAnTo?

Começamos 2018 de casa nova, fizemos tantas viagens incríveis e também conseguimos aproveitar muito nossa família, amigos e os bebês lindos dos nossos amigos! Quanto amor por esse ano! ❤️

A virada foi em Dusseldorf mesmo, com direito a muita festa e comida boa… e como de costume, dentre as nossas promessas de ano novo… lá estava: viajar muito!

E podemos dizer que a missão foi cumprida! Foram 17 viagens, 11 países (3 que a gente nunca tinha visitado antes) e mais de 32 cidades!

Janeiro 2018

Dusseldorf

Com a mudança no finalzinho do ano, passamos o mês de janeiro em casa mesmo. Pintando paredes, montando móveis, comprando o essencial que estava faltando… Aproveitando Dusseldorf da melhor forma possível no inverno: comendo muito! E claro, planejando as viagens do ano!

Fevereiro 2018

Istambul

Logo no comecinho de Fevereiro fomos para a Turquia, para finalmente conhecer Istambul. A cidade estava nos nossos planos já tinha um tempo… e quando surgiu a oportunidade de uma viagem rapidinha pra lá, não pensamos duas vezes! Foi um fim de semana inesquecível!

temperos no mercado de especiarias de istambul

Março 2018

E em Março fizemos uma super viagem… em todos os sentidos! Imagina só, 19 pessoas que saíram de Dusseldorf com o objetivo principal de assistir ao jogo do Brasil em Berlim… mas como se isso não fosse o bastante, ainda resolvemos passear por mais 3 países, só pra agitar um pouquinho!

Viena

Viena foi a primeira parada dessa aventura. O Dani e eu já tínhamos conhecido a cidade lá em 2011, mas essa foi uma ótima oportunidade de redescobrir esse lugar que muita gente dizia ser fantástico, mas que a gente achava um pouco sem graça.

E posso dizer que realmente mudamos de ideia. Visitamos novamente os principais pontos turísticos da cidade e ainda conhecemos um pouquinho da vida noturna de lá… e agora fazemos parte do grupo dos apaixonados por Viena!

grupo faz selfie em frente ao castelo de viena, na capital da Áustria

Bratislava

E de Viena fomos para a Bratislava. Passamos dois dias descobrindo a cidade, com seus castelos e um centrinho super fofo. Além disso, conhecemos os barzinhos mais legais de lá, como é o caso do Michalska – um bar escondido no centro de Bratislava.

Berlim

E finalmente a parte mais esperada da viagem. Hora de ver o amistoso do Brasil com a Alemanha (primeiro encontro depois do inesquecível 7×1)… e de curtir uma das nossas cidades favoritas no mundo: Berlim!

Curtimos o aniversário do Dani em grande estilo, relembrando os tempos em que a gente morava por lá.

torcedores em frente ao Olympiastadion em Berlim

Praga

A última parada dessa viagem maravilhosa foi Praga. E como esse lugar é incrível!

Assim como Viena, já tínhamos visitado a cidade pela primeira vez lá em 2011. O Dani ainda teve uma outra viagem para Praga em 2012. E voltamos de lá ainda mais encantados com a capital da República Tcheca.

grupo de turistas no centro de Praga

Abril 2018

Dusseldorf

Passamos o mês de Abril curtindo as boas temperaturas – nada típicas pra Dusseldorf nessa época do ano. Pra mim, as melhores épocas pra visitar a Europa são o Outono e a Primavera.

Na Primavera, os parques estão tão floridos, que é impossível não se encantar com a paisagem. Em Dusseldorf, existem várias cerejeiras, que quando florescem, deixam a cidade simplesmente encantadora.

Cerejeira florida parque Dusseldorf Alemanha

E para adicionar um pouco mais de aventura ao nosso mês de Abril, o Dani participou de uma corrida. A Maratona de Dusseldorf tem uma modalidade interessante, que é o revezamento. O Dani e mais 3 colegas se dividiram para correr os 42 km na nossa cidade e formaram um dos times do trivago.

Eu segui o caminho de bicicleta e consegui ainda fazer umas fotos dele no trajeto de 13 km que ele percorreu.

Corredores com medalha após corrida Metro Dusseldorf

Maio 2018

Bonn

Para comemorar o nosso primeiro aniversário de casamento (dá pra acreditar que já passou um ano!?), em maio fomos conferir um evento conhecido como Reno em Chamas (Rhein in Flammen, em alemão), em Bonn.

Este evento acontece em várias partes diferentes do rio Reno. O trajeto que participamos começava perto do castelo de Königswinter e os barcos seguiam até Linz, onde os barcos faziam a volta e onde o show de fogos de artifício começava.

De Linz até Bonn, fomos vendo vários shows de fogos no caminho. A paisagem é maravilhosa durante o dia, o por do sol é lindo visto do rio… rola um jantar dentro do barco e depois os fogos. Inesquecível!

Fogos de artifício evento Rhein in Flammen Bonn

Brasil

Além da nossa tradicional volta por Curitiba e pelo interior do Paraná, aproveitamos essa viagem ao Brasil pra conhecer um pouco mais do nosso país.

Levamos nossas mães conosco em uma viagem por Alagoas. Em um pouco menos de 5 dias, percorremos o litoral Norte e o litoral Sul, passando por lugares lindos como São Miguel dos Milagres, Praias do Francês e Gunga, Japaratinga e Maceió.

Igreja Sao Miguel dos Milagres Alagoas

No caminho de volta, nos despedimos das nossas mães na conexão em São Paulo e fomos para BH rever amigos que estiveram no nosso casamento. Lá em BH, assistimos a final da Champions League no bar da Rádio Itatiaia, num ambiente bem descontraído que teve até um bolão improvisado organizado por outros torcedores. Como estivemos lá na época da greve dos caminhões, não saímos para as cidades históricas, mas conhecemos pontos legais da cidade, como a Praça do Papa e a Igreja da Pampulha, por exemplo.

Belo Horizonte Pampulha

Junho 2018

Rússia

Em Junho, tivemos a nossa melhor experiência de viagem do ano: estar em uma Copa do Mundo e ver uma partida do Brasil. Estivemos em São Petersburgo e Moscou, duas cidades que gostaríamos de conhecer e que sediariam jogos do Brasil.

Além da experiência incrível que foi ir ao estádio, ouvir o hino e ver uma partida do Brasil na Copa ao vivo, foi muito massa conhecer essas duas cidades tão diferentes e únicas com um pouco mais de tempo. Em Moscou, visitamos um bunker que fica debaixo da terra entre duas linhas de metrô em pleno centro da cidade e pudemos rever uma amiga que conhecemos na Islândia. Em São Petersburgo, ficamos encantados com a Catedral do Sangue Derramado e com o estilo russo com toque europeu da cidade.

Julho 2018

Dusseldorf

Em Julho, aproveitamos o verão em Dusseldorf. Com as temperaturas altas, não faltaram oportunidades para curtir o lago, a prainha de Hamm e ainda nos aventuramos fazendo esqui aquático no lago de Langenfeld.

Praia Hamm Dusseldorf

Além disso, visitamos pela segunda vez uma edição do Festival de Cerveja Artesanal. Você não precisa pagar entrada, só paga um casco pelo copo que vai usar para provar os diferentes tipos de cerveja. São cervejarias da Alemanha e de outras partes do mundo… que oferecem da mais tradicional Pilsen até cervejas toda diferentonas com goiaba e uma variedade de frutas.

E pra fechar o mês com chave de ouro, recebemos pela primeira vez a visita do pai do Dani! Foi uma passagem bem rapidinha, mas passeamos pelos principais pontos da cidade e pudemos mostrar um pouquinho dessa cidade incrível onde moramos!

Konigsalle Avenida Dusseldorf Alemanha

Agosto 2018

Cochem

Logo no comecinho de Agosto, fomos até Cochem – uma cidadezinha perto de Koblenz – para conferir um Festival Medieval que estava acontecendo no Castelo de Cochem.

O evento acabou se saindo uma furada, mas visitar o castelo e poder curtir as vistas fascinantes de lá fez o passeio valer muito a pena!

turistas no castelo de cochem, na alemanha

trivago on Tour

E como todo ano não pode faltar… Agosto foi o mês responsável por nos proporcionar a viagem surpresa organizada pela empresa onde trabalhamos. Dessa vez, o destino não era nada desconhecido… ficamos na região de Dusseldorf, perto do aeroporto de empresas low cost que é usado pela cidade. Mas a experiência foi completamente nova!

A empresa organizou um festival de música que durou 3 dias e contou com várias experiências únicas. Participamos de uma corrida de obstáculos chamada Mud Masters, numa edição exclusiva para os funcionários. E também de uma corrida num brinquedo inflável gigante, que formava um circuito super divertido.

Como sempre, uma viagem pra ficar pra história!

Mudmaster Weeze trivago on tour

Setembro 2018

Maiorca & Menorca

Logo depois da loucura da viagem da empresa, fomos a Maiorca, na Espanha – nosso paraíso predileto para relaxar e curtir o sol. Como sempre, as paisagens e a comida não nos decepcionaram…

Portals Nous praia ilha Maiorca Espanha

E dessa vez finalmente fomos conhecer Menorca, a ilha vizinha que também é famosa pelas belas praias, vistas deslumbrantes e temperaturas agradáveis. E foi aí que o arrependimento bateu… como pudemos estar taaaantas vezes pertinho desse lugar incrível e nunca tínhamos pego o ferryboat pra conhecer?

Ferry Boat para Menorca

Outubro 2018

Dortmund

Em outubro, o Dani conseguiu ingressos para assistir a um jogo do Borussia Dortmund pela Bundesliga – o Campeonato Alemão – com amigos e acabou vendo uma partida eletrizante: um 4 a 3 cheio de viradas perante o Augsburg. O estádio, como sempre, estava cheio, com mais de 80 mil expectadores.

Koblenz

Durante o primeiro domingo do mês fomos passear por Koblenz. O nosso amigo Fernando – que já contou algumas experiências de viagem aqui no blog – estava de mudança para essa cidade que é um dos nosso xodós. E nós aproveitamos para visitar mais uma vez nossa queridinha da Renânia-Palatinado.

Dusseldorf

E pra mostrar como Dusseldorf é linda em todas as estações do ano, saímos para curtir um pouco do outono que pairava pela cidade. Essa é, sem dúvida, uma das minhas estações favoritas na Europa. Fico apaixonada pela cor das árvores e pelas folhas que se espalham pelo chão.

Dublin

E pra fechar o mês de outubro com chave de ouro, fomos visitar um casal de amigos em Dublin. Lá, aproveitamos para matar a saudade e curtir o Halloween. Além disso, conhecemos vários pontos muito interessantes da região, como o Phoenix Park, onde a gente alimentou veados, e o Powerscourt Estate, um castelo com uma paisagem deslumbrante!

grupo de turistas visita o powerscourt na Irlanda

Novembro 2018

Madrid

Em novembro, participamos do Encontro Europeu dos Blogueiros Brasileiros, que aconteceu em Madrid. Foi uma experiência incrível participar do evento e conhecer pessoalmente tantos outros blogueiros… e além disso, pudemos finalmente tirar Madrid da nossa lista de sonhos de viagem! heheeh

Fizemos muita programação cultural, visitamos o Estádio Santiago Bernabeu e o Dani ainda teve a oportunidade de desfilar o bigodinho do Movember dele por terras espanholas.

grupo de mulheres que organizaram evento em madri

Foto: All You Need Is Photo

Dezembro 2018

Sicília

Dezembro começou agitado para nós. Mesmo com a preparação para a viagem para o Brasil e vários eventos de confraternização, arranjamos um tempinho para uma última viagem pela Europa em 2018.

Eu organizei uma viagem com o meu time do trabalho para a Sicília. Lá passeamos por Agrigento e Palermo. Palermo é a capital da ilha e uma das cidades mais conhecidas e visitadas por lá. Mas Agrigento também não fica muito atrás. Muito popular por causa do Vale dos Templos, que abriga várias ruínas de templos gregos, a cidade é muito fofa e pode ser um bom ponto de saída para outros passeios como a Scala dei Turchi – esse paraíso nas primeiras fotos aí abaixo.

Bergamo, Milão & Verona

Como o Dani não é bobo nem nada, aproveitou para organizar também uma viagem! Ele encontrou uma passagem baratinha e foi para Milão com um amigo. Como eles tinham 3 dias inteiros por lá, eles aproveitaram para conhecer Bergamo e Verona, que não estão muito longe.

Além de voltar com uns três quilos a mais (história real, acredite), ele também voltou cheio de posts pra contar pra gente aqui no blog. Mas fica a dica: se você nunca pensou em conhecer Bergamo ou nunca tinha ouvido falar dessa cidade, dê um jeito de incluir no roteiro se estiver planejando ir a Milão.

Vista Bergamo Italia

Brasil

E como felicidade pouca é bobagem, fomos passar Natal e Ano Novo com nossas famílias no Brasil. Como de costume, fizemos nossa peregrinação pelo Paraná visitando a família e alguns amigos! Bateria renovada e que 2019 venha com tudo… pra mudar nossas vidas! ❤️

E você? Como foi o seu ano de 2018? Quais foram suas viagens favoritas?

Conta aqui nos comentários pra gente!

Você Também Pode Se Interessar Por:

Retrospectiva 2017

2017 foi um ano e tanto! O nosso casamento finalmente saiu do papel... Fizemos viagens fantásticas e aproveitamos...