Empresas aéreas para voar barato pela Europa

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Atualizado em 11/10/2018 – Muita gente fala que viajar de trem na Europa é o melhor jeito de se locomover. Pode até ser bem legal pra apreciar a paisagem e curtir um momento mais família ou romântico, mas aquela ideia de que trem sai mais em conta do que avião já está ficando um pouco ultrapassada – muito por conta das companhias aéreas de baixo custo, as famosas low-cost, que dominaram o continente e instituíram que, sim, voar barato na Europa é possível.

Atualmente, existem diversas companhias aéreas baratas que fazem trajetos entre diversos países na Europa por preços bem acessíveis, até mesmo pra quem vai fazer um mochilão.

O Viagem 0800 preparou uma lista completa com as principais companhias aéreas de baixo custo pra você voar barato pela Europa e que você pode conferir abaixo.

Quando fizemos essa lista pela primeira vez, existiam 25 empresas citadas, mas com algumas fusões e outras falências, o número caiu primeiro para 23 e depois mais um pouco. Mas não se preocupe, pois atualizamos esse artigo de tempos em tempos, como você pode ver no primeiro parágrafo.

Ah… Vale a pena ressaltar que nem todas as empresas possuem sites em português, mas embaixo de cada uma está escrito se essa é uma opção ou não. Aliás, qualquer dúvida é só dar um grito ali nos comentários!

Empresas para voar barato pela Europa

1. Ryanair

ryanair_logo

É a maior empresa aérea em número de passageiros por ano da Europa e faz voos para todo o continente e mais oito destinos marroquinos. É sediada em Dublin, mas as conexões são excelentes em praticamente toda a Europa. Voos só de ida podem sair a partir de 17 euros, por exemplo.

Site: www.ryanair.com (versão em português disponível)

Abrangência: alta (Vai até pro Marrocos e Malta!)

Saiba como é viajar de Ryanair

2. Eurowings

É a empresa mais em conta da alemã Lufthansa e também cobre destinos mais afastados do centro da Europa, como Rússia, Israel e Tunísia. O principal chamariz da empresa é o “blind booking”, que em português quer dizer “compra às cegas”, uma vez que a pessoa compra uma passagem, mas só tem direito a escolher o aeroporto de partida e reserva sem saber o destino.

Site: www.eurowings.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: alta (Além da Europa, Israel, Tunísia e a mãe Rússia são destinos possíveis)

3. EasyJet

easyjet_logoA easyJet também é uma boa opção entre as companhias low cost com uma boa cobertura dentro da Europa, voando para a Suíça, Finlândia, Chipre e até Gibraltar. Ao todo, cobre 30 países na Europa.

Site: www.easyjet.com (versão em português disponível)

Abrangência: alta (30 países, incluindo Chipre e Gibraltar)

4. Vueling

vueling_logo

A espanhola Vueling opera vários voos diários para vários cantos da Europa e começou recentemente a se expandir também para países africanos. É possível encontrar voos de Barcelona para Argel, capital da Argélia (sim, a sensação da Copa do Mundo do Brasil) por 69 euros por trecho.

Site: www.vueling.com (versão em português disponível)

Abrangência: alta (Europa + Argélia, Senegal, Marrocos…)

5. Wizzair

wizzair_logo

Essa é pra você que quer mais opções fora do centro da Europa. A Wizzair é uma companhia muito focada no leste europeu. Existem voos saindo de várias das principais cidades da Europa, mas não é possível, por exemplo, sair da Espanha para a Itália. Todos os destinos são aeroportos no leste europeu.

Site: www.wizzair.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média (Leste Europeu + Israel e Azerbaijão)

6. Wow air

wow_logo

A Wow é a companhia aérea de baixo custo da Islândia (aquele país isolado entre o Reino Unido e a Groenlândia). Dá pra voar de vários lugares da Europa pra lá e recentemente também abriu rotas para os EUA.

Site: www.wowair.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

7. Lauda Motion

laudamotion empresa barata voar europaA Lauda Motion é a empresa aérea de baixo custo gerenciada pelo ex-campeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda.

A empresa possui poucas aeronaves e cobre alguns destinos europeus, somente. Como os voos são em cooperação com a Ryanair, as passagens podem ser encontradas em uma aba customizada no próprio site da empresa irlandesa.

Site da Lauda Motion

Abrangência: baixa.

8. Condor

condor_logo

Mais ou menos como a Air Berlin, possui voos para diferentes partes do mundo, além de destinos europeus de uma forma geral. No entanto, não possui tantas conexões a partir de um só destino, como ocorre com a Ryanair.

Site: www.condor.com (versão em português disponível)

Abrangência: média (vários destinos internacionais, mas nem tantas conexões entre cidades europeias)

9. Tui Fly

tuifly_logo

A Tui é uma empresa alemã que possui aviões mais chamativos que suas tarifas. No entanto, fuçando bem no site deles, é possível encontrar voos da Espanha para a Alemanha, por exemplo, a partir de 29 euros.

Site: www.tuifly.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

10. Air Lingus

airlingus_logo

É a companhia nacional de aviação da Irlanda, que faz voos diários para vários destinos europeus e até para os Estados Unidos. Da Irlanda pra Portugal, por exemplo, encontram-se passagens por menos de 100 euros.

Site: www.aerlingus.com (versão em português disponível)

Abrangência: média

11. Air Baltic

airbaltic_logo

A companhia é sediada em Riga, na Letônia, e os voos saem mais em conta quando destinados a um dos países bálticos. No entanto, os custos não são tão baixos quanto o das primeiras companhias mencionadas acima.

Site: www.airbaltic.com (Disponível também em inglês)

Abrangência: média

12. Blue Air

blueair_logo

Companhia aérea da Romênia, a Blue Air possui várias conexões com os países da Europa Central, como a França, por exemplo. Vale a pena pra quem quiser conhecer Bucareste.

Site: www.blueairweb.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

13. Brussels Airlines

brussels_logo

Com ofertas como Bruxelas-Vilnius por menos de 70 euros de ida, a Brussels Airlines é uma boa opção pra quem procura viajar dentro da Europa, apesar de que a empresa também oferece voos para o mundo todo.

Site: www.brusselsairlines.com (Disponível também em inglês)

Abrangência: alta

14. City Jet

cityjet_logo

Também da Irlanda, a City Jet opera principalmente do aeroporto London City, em Londres para alguns destinos da Europa central.

Site: www.cityjet.com (Disponível também em inglês)

Abrangência: baixa

16. Flybe

flybe_logo

Com várias conexões entre destinos do Reino Unido e outros lugares da Europa, a Flybe é uma boa opção para quem quiser conhecer a terra da rainha.

Site: http://es.flybe.com/ (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

17. Jet2

jet2_logo

Com forte presença no Reino Unido, a Jet2 oferece vários voos para os países da coroa britânica.

Site da Jet2 (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

18. Jet Airfly

jetairfly_logo

Com voos partindo da Bélgica, é possível ir para Palma de Mallorca por menos de 20 euros, por exemplo.

Site: www.jetairfly.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

19. Air Italy

Italiana, a companhia aérea Air Italy substitui aqui a Meridiana, que deixou de existir sob esse nome e foi restruturada como parte do grupo da Qatar Airways. A Air Italy faz voos da Itália para diversos destinos no mundo, mas também ofereces passagens em conta entre destinos italianos, como Milan Malpensa (onde fica o seu hub) para Pelermo por 30 euros.

Site: Air Italy (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: média

20. Norwegian

norwegian_logo

Pra ser sincero, não dá pra dizer que a Norwegian é uma empresa 100% de baixo custo, porque muitas das tarifas apresentam valores bem salgados, mas alguns destinos têm preços bem em conta.

Site: www.norwegian.com (Disponível também em inglês e espanhol)

Abrangência: baixa

21. Tui Flights

thomsonairways_logo

Agora Tui Flights, a antiga Thomson tem uma boa conexão entre as cidades britânicas e outros destinos como Funchal, em Portugal, ou Alicante, na Espanha.

Site da Tui Flights (Disponível também em inglês)

Abrangência: média.

22. Transavia

transavia_logo

A Transavia é uma empresa holandesa que voa para vários destinos da Europa com um custo relativamente barato. Por volta de 50 euros, por exemplo, é possível encontrar passagens de Amsterdã para Salzburg (Áustria).

Site da Transavia (versão em português disponível)

Abrangência: média.

Veja também:

Trem ou avião pela Europa?

Ônibus também é uma opção barata. Saiba mais

E aí, já viajou com alguma companhia low cost? Qual a sua opinião sobre elas? Sentiu falta de alguma no post?

Você Também Pode Se Interessar Por:

14 Comentários
  1. Avatar

    Muito boa a matéria! Obrigado. Está dificil achar cias que fazem o leste europeu, como estônia e Letônia.

    Responder
  2. Avatar

    Estou procurando voos desde Lisboa para Fez ou Tanger e está dificil por estas empresas low cost.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Uma maneira de facilitar sua busca é colocar alertas de preços em diversos sites, Rosana. Se você tiver a possibilidade de pegar um voo em um outro aeroporto próximo de Lisboa, talvez encontre passagens melhores.

      Responder
  3. Avatar

    A tacv muito barato é metade de preço da tap

    Responder
  4. Avatar

    Olá, quero viajar em janeiro de férias para Europa, estou a procura de voo barato e quero passear em Portugal, Roma, Espanha e Alemanha, talvez Praga, qual companhia vocês indicariam? Obrigada.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Oi, Josefa. Tudo bem?
      Saindo do Brasil, sempre tivemos boas experiências com a KLM, Air France e Lufthansa. As duas primeiras geralmente possuem voos mais em conta. 🙂

      Responder
  5. Avatar

    Gostaria de saber qual dessas empresas faz voo de Guarulhos São Paulo para Londres Inglaterra .

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Lucas, as empresas citadas no post têm voos bem em conta na Europa e poucas voam para o Brasil. Das que voam, a Condor é a que geralmente possui passagens mais e conta (Salvador – Frankfurt, por exemplo), mas aí até a comida é cobrada a parte no avião.

      Responder
  6. Avatar

    Já voei com a Germanwings (na época), Wow Air e EasyJet. De todas, com certeza recomendaria a Wow Air. Os preços são bem competitivos, com um bom custo benefício. As poltronas são bem confortáveis, serviço de bordo bem bacana e os comissários de bordo são bem atenciosos. Já viajei algumas vezes com essa empresa aérea Islandesa e todas as vezes foram voos bem operados. Aproveito pra falar que uma vez havia um passageiro que estava de aniversário, e então as comissárias de bordo anunciaram isso ecantaram parabéns em Islandês e inglês. Claro que os outros passageiros entraram no clima e compartilharam e cantaram junto. Achei algo inusitado e muito legal haha

    Responder
  7. Avatar

    ja viajamos em maio de 2016 pela Norwegian de Copenhagem para NY..comprei com certa antecedencia e saiu mais barato. que teatro na Broadway…
    avioes dreamlines novos..serviço maios ou menos….comida razoavel……..tripulação simpatica e prestativos…sairam no horario e o melhor as bagagens chegaram…………valeu..e recomendo…e viajei de barcelona p copenhagem com a Norwegian….super pontuais
    recomendo………..
    viajei pela w0w;;de WDC para islancia numa mega promo que estava 99 euros…………e deu certo….e adorei

    Responder
  8. Avatar

    Já viajei pela Transavia com minha esposa em dezembro passado entre Amsterdã e Paris. Pagamos mais barato ida e volta do que só a ida de trem. Os lanches são baratos e os aviões novíssimos.

    Responder
  9. Avatar

    Já viajei pela Ryanair , Air Berlin , Norwegian e Brussels . Low cost só mesmo a Ryanair , dois vôos muito desconfortáveis mesmo tendo comprado a Business plus . Equivale a uma Economy de outras cias. Se não tiver bagagem e não escolher lugar a tarifa Normal é mais barata mesmo. Voei Oslo>Colônia e Dortmund>Stansted . Meu filho , que está morando em Paris , já viajou pela Transavia e Easyjet e aprovou . Mas ele é jovem e mochileiro . Muita boa a informação passada , parabéns !

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Pois é, Messias, alguns aviões têm pouco espaço mesmo, as viagens acabam não sendo das mais confortáveis, mas no final das contas o preço acaba valendo o esforço… hahaha

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Saiba como voar barato pela Europa | Mídia Turis - […] a vida de quem está a procura de uma boa oferta, o Viagem 0800 preparou uma lista completa com…
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.