Tudo o que você precisa saber para planejar uma ida à Morro de São Paulo

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Reduto de argentinos, onde o idioma mais praticado é o bom e velho portunhol, Morro de São Paulo agrada a gregos e troianos. Quem vem de longe, tende a preferir a calma e a tranquilidade que as praias mais afastadas (e paradisíacas) do pequeno centro oferecem.

Já os que vêm de não tão longe assim – muitas pessoas de Salvador também aproveitam as belezas de Morro em finais de semana ou feriados – preferem a região mais badalada da ilha, recheada de bares com música ao vivo em frente à Praia 2, de longe a mais popular para os turistas.

Seja qual for o seu estilo, Morro de São Paulo não decepciona. Tem história, aventura, badalação e romantismo. Basta planejar tudo direitinho que essas férias têm tudo para sair no capricho e se tornar uma das melhores de todos os tempos.

Falando em praias paradisíacas:

Malta vai te surpreender

Veja os lugares mais incríveis de Maiorca, na Espanha

Foto: Viagem 0800

Pôr-do-sol na Praia do Encanto.

Por que visitar?

O Brasil têm muitas ilhas bonitas, Morro de São Paulo é “só mais uma”, então por que escolher justamente essa? Pra ser rápido no gatilho, vamos aos principais fatores:

  1. Beleza da paisagem – o conjunto da obra com praias de areia quase branca, águas cristalinas e piscinas de corais é fantástico;
  2. Proximidade de Salvador – Todo bom turista brasileiro deve pensar em visitar a capital baiana algum dia, certo?;
  3. Preços relativamente acessíveis – hotéis, pousadas, alimentação e passeios são naturalmente mais caros do que no continente, mas nada por lá é tão caro como em lugares mais isolados ou no Rio de Janeiro, por exemplo.

 

Como chegar?

Foto: Viagem 0800

Catamarã saindo do porto em frente ao Mercado Modelo: Elevador Lacerda ao fundo.

A ilha fica relativamente próxima de Salvador. Dependendo do catamarã, a viagem dura 2 horas ou até 2h30. As embarcações saem do píer do terminal marítimo em frente ao Mercado Modelo, se você pegar um táxi e perguntar por direções para o local, provavelmente todos eles saberão lhe indicar para onde ir.

-Dá pra ir de carro? -Não, mas o que você pode fazer é ir de carro até Valença e pegar uma embarcação partindo de lá. A viagem de barco é mais curta, mas o trajeto de carro é grandinho, dá umas duas horas e pouco.

-Dá pra ir de avião? -Em partes. Não existe nenhum voo oficial das companhias aéreas tradicionais, como Azul, Tam e Gol. Algumas empresas de translado, porém, possuem a opção de aéreo, mas custa uma boa grana.

-Posso enjoar na viagem de barco? -Ô se pode!!! A volta é tradicionalmente pior, ainda mais se o catamarã for pequeno. No nosso caso, voltamos de Morro de São Paulo para Salvador em uma embarcação para 35 pessoas e o balancê foi complicado. Na hora de fazer as malas, arrume um espaço para o dramin.

Foto: Viagem 0800

Morro de São Paulo vista de longe: ainda faltavam uns 20 minutos no catamarã.

 

O que fazer por lá?

Pra te dar uma ideia melhor das opções da ilha, dividimos as sugestões de passeio em dois estilos: Romance e “tô na pista pra negócio”  e Festa.

 

Romance

Foto: Viagem 0800

No hotel Vila dos Orixás, onde nos hospedamos, era assim que os dias se passavam. Admirando a paisagem nestas camas suspensas.

Se você quiser uma estadia mais romântica ou relaxada, o primeiro passo é procurar um hotel ou pousada mais longe do centro.

Não se preocupe com o transporte, porque os hotéis e as pousadas geralmente possuem transfer para o centro, caso você queira passear no centrinho da cidade à noite, ter um jantar bacana em um lugar diferente.

Existem diversas opções de passeio que são ideais para casais, e a maioria pode ser arranjada pelos próprios hotéis.

No nosso caso, fizemos um passeio com o Ronaldo, que possui uma embarcação exclusiva pra levar os casais para as piscinas de corais na Praia do Encanto. Aliás, uma dica é ficar por lá mesmo.

Foto: Viagem 0800.

Corais da Praia do Encanto. Dá pra acreditar na transparência desta água?

Fora isso, os hotéis em si possuem uma estrutura que agrada aos viajantes em busca de um clima mais romântico.

Spas, piscinas, verdadeiras camas ao ar livre debaixo dos coqueiros e um almoço de frente pro mar já vão preencher a sua semana, acredite.

Lá, quando se está acompanhado da pessoa amada, tudo é aproveitado da maneira mais vagarosa possível, até porque queremos que o tempo não passe e que a gente possa ficar lá pra sempre.

Falando em romance:

Conheça Heidelberg, uma das cidades mais românticas da Alemanha

Já ouviu falar do vilarejo de Étretat? Inspira romance que só! 

 

Festa

Foto: Viagem 0800

Lá do alto do Morro do Farol, tem uma tirolesa que desce até o mar.

Já se o clima é de festa e badalação e o objetivo da viagem é curtir com os amigos, o jeito mesmo é ficar em uma das centenas de pousadas da região central, pertinho da Praia 2, onde tudo acontece.

De dia, dá pra tentar arrumar um espaço na areia e curtir uma praia, tomar aquela cerveja gelada nos quiosques que vendem bebidas e outros petiscos e até arriscar uma descida na tirolesa que sai do alto do morro do farol e desemboca no meio do mar!

Se o sol estiver muito forte, vale a pena conferir o que as ruelas do centro de Morro têm a oferecer, com suas lojinhas diversas, onde é possível comprar souvenires e até encontrar algum passeio interessante, como os que levam os turistas para conhecer as piscinas de corais ou até as excursões de mergulho.

Durante à noite, há um luau na Praia 2 e música ao vivo em um em cada dois restaurantes no deque que percorre toda a extensão da praia.

Para os mais determinados, também há algumas festas rolando em discotecas ou até festas em barcos.

Vale a pena ficar de olho nos panfletos em estabelecimentos comerciais para saber das melhores opções daquela semana.

Foto: Viagem 0800

 E aí, te convencemos?

Você Também Pode Se Interessar Por:

13 Comentários
  1. Avatar

    Que lugar! Paraíso!! Fomos a Chapada e voltamos de carro até Valença! Pegamos a lancha ao por do sol! Divino!! 100 lugares para voltar antes de…❤️

    Responder
  2. Avatar

    Lugar mágico! Morro de saudade!!!

    Responder
  3. Avatar

    Olá, apenas uma correção, existe um vôo da Azul todos os sábados na alta temporada que vai até Valença…dali ao terminal marítimo mais próximo dá 15 minutos de táxi e mais 15 de lancha para chegar ao Morro. Sem dúvidas o caminho mais rápido e menos cansativo!

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Obrigado pelo comentário, Karina! É realmente uma mão na roda mesmo essa opção mais curta!

      Responder
  4. Avatar

    Pretendo visitar a ilha sozinha. É tranquilo e seguro ir só?

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Oi, Juliana! Morro é bem tranquila, sim, principalmente se você ficar nas áreas mais centrais durante a noite. Espero que goste de lá como nós gostamos! 😀

      Responder
  5. Avatar

    Lugar de encantos e capaz de deixar saudades enormes.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      A gente sempre pensa em voltar algum dia, Malaquias! Os nossos dias em Morro também deixaram saudades. 🙂

      Responder
  6. Avatar

    Pra quem mora próximo a Viracopos, a Azul tem um voo que sai aos sábados pra Valença, depois é só pegar um barco no Atracadouro de Bom Jardim para Morro de São Paulo ba. A ilha é simplesmente maravilhosa, vale a pena!

    Responder
  7. Avatar

    Lugar lindo, passeio para todos os gostos, bom curtir alguns dias para aproveitar.

    Responder
  8. Avatar

    Eu super recomendo

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Praias mais bonitas do Brasil: dezenas de destinos para viajar no verão | Quero Viajar Mais - […] Tudo o que você precisa saber sobre Morro de São Paulo – Viagem 0800 […]
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.