Os lugares mais incríveis de Maiorca

Por Tatiana Olegario

Tatiana Olegario é jornalista e apaixonada por viagens. Em 2011, largou tudo no Brasil, foi realizar o sonho de conhecer um pouco mais do mundo e acabou na Alemanha. Por lá, descobriu que viajar pode ser muito mais simples, barato e desafiador do que pensava. Foi aí que nasceu o Viagem 0800.

A ilha de Maiorca, na Espanha, está – sem dúvidas – na nossa lista de viagens inesquecíveis. As praias são surpreendentes, a cor do mar é deslumbrante, a arquitetura é fantástica, o clima é perfeito e a comida é maravilhosa!

Já estivemos 3 vezes por lá e conseguimos conhecer diversos lugares – a maior parte deles na costa, como você pode ver no mapa.

Os pontinhos verdes são os destinos que nós já conhecemos. Os pontinhos vermelhos são os que pretendemos conhecer numa próxima viagem.

 

A ideia desse guia é inspirar você através de fotos. Vamos te mostrar os lugares mais incríveis de Maiorca e dar algumas dicas para facilitar a sua viagem!

 

Prepare-se 

Mallorca é um destino extramente popular para os europeus, especialmente no verão. Só pra você ter uma ideia… de acordo com o Instituto de Estatística das Ilhas Baleares, Maiorca recebeu mais de 7,7 milhões de turistas estrangeiros em 2015. O Brasil todinho não chegou a receber 6,5 milhões de turistas estrangeiros no mesmo período!

E o que isso muda na sua vida?!

Isso significa que durante o verão a ilha fica bem cheia de gente e as praias podem estar um pouco lotadas. Mas não se preocupe. A ilha tem uma ótima estrutura e está preparada – e acostumada – com essa quantidade de turistas.

Aaaahhh… o verão! Tem estação melhor do que essa? #viagem0800 #nofilter

Uma foto publicada por Viagem 0800 (@viagem0800) em

Nas nossas 3 visitas, nunca escolhemos a alta temporada. Estivemos na ilha em Maio, Setembro e Outubro. Todas as vezes conseguimos aproveitar bem o calor e as praias… e não tivemos nenhum problema com excesso de gente.

Outra dica é alugar um carro. Isso é praticamente uma obrigação em Maiorca. Por mais que a ilha tenha um sistema de transporte coletivo com ônibus, para encontrar as melhores praias e se locomover com mais facilidade, você vai precisar de um carro.

motorista e passageiros em carro em Maiorca, Espanha

Várias empresas oferecem o serviço de aluguel de carro. Algumas têm lojas diretamente no aeroporto, enquanto outras ficam um pouco mais afastadas de lá. Vale a pena comparar os preços e pesquisar direitinho. As empresas que ficam mais longe, normalmente, oferecem um serviço de translado até o estacionamento. Não importa em qual época do ano você vá… você vai enfrentar filas bem demoradinhas para pegar o carro.

Outro essencial é o GPS. Alguns dos lugares mais incríveis da ilha ficam um pouquinho escondidos. Vale a pena ter certeza do caminho.

 

Sinta-se em casa

Apesar de ser a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, Maiorca é uma ilha com distâncias pequenas, se você considerar o que estamos acostumados no Brasil. São cerca de 90 km de um lado a outro e cerca de 60 km de cima a baixo. Isso significa que quase todo lugar oferece boas oportunidades de locomoção.

Já imaginou curtir esse pôr-do-sol em Palma de Maiorca, na Espanha?! 🙂 #viagem0800 #nofilter

Uma foto publicada por Viagem 0800 (@viagem0800) em

Nós sempre ficamos hospedados em Palma de Maiorca, que é a maior cidade e a capital da ilha. Lá, você vai encontrar diversas opções de acomodação, restaurantes e bares. Sempre achamos muito fácil para pegar a estrada e também para voltar – especialmente da vez que não tínhamos um GPS no carro e só precisávamos seguir as placas.

Apesar das praias não serem muito paradisíacas por lá, você vai encontrar várias atrações belíssimas como a Catedral de Palma de Maiorca.

 

Divirta-se

Esses são os lugares mais fantásticos que já conhecemos por Maiorca. Confira algumas das nossas fotos e algumas dicas pra você conhecer tudo isso ao vivo!

 

Cala Clara | 50 min. de Palma

Cala Clara fica ao norte da ilha, pertinho de outra praia belíssima chamada Cala Molins. A praia é de pedra, mas a vista é deslumbrante. Essa é uma boa parada para quem pretende se aventurar até Cap de Formentor, que fica a cerca de 25 km, mas demora outros 40 minutos de carro.

[envira-gallery id=”1674″]

 

Cala Portal Nous | 20 min. de Palma

Essa é uma das nossas praias favoritas! A cor do mar é muito linda e a faixa de areia é boa.

https://www.instagram.com/p/8lR_MYoRvb/

Essa vista fantástica você consegue ter do alto do terreno da Paróquia de Nossa Senhora de Portals.

[envira-gallery id=”1603″]

 

Cala Portal Vells | 30 min. de Palma

Portal Vells é uma praia muito linda e um pouco escondidinha. A faixa de areia é um pouco estreita, mas é funda o suficiente para acomodar várias cangas e pessoas.

[envira-gallery id=”1678″]

 

Cala Ratjada | 1 h 10 min. de Palma

Essa é uma das praias mais fotogênicas que conhecemos. A cor do mar é fascinante. Você pode curtir a vista em um dos vários restaurantes e bares que ficam de frente pro mar.

https://www.instagram.com/p/BFKOfN7oRom/

 

praia de Cala Ratjada em Maiorca

 

https://www.instagram.com/p/BDJnHxpIRu3/

 Andando mais um pouquinho você vai encontrar a Cala Moll, que também é muito bonita.

[envira-gallery id=”1768″]

Cala Romantica | 1 h de Palma

A praia Cala Romantica é muito bem estruturada. Você pode alugar uma cadeira e um guarda-sol ou até mesmo uma “tenda” com cama. De um lado, está esse rochedo fantástico. Do outro, algumas pedras – de onde é possível saltar -, algumas opções de restaurantes e um caminho que leva até essa vista aí!

[envira-gallery id=”1696″]

 

Costa de La Calma | 25 min. de Palma

Foi nessa praia que eu realizei um dos meus maiores sonhos: mergulhar. Foi um evento organizado pela empresa que trabalhamos e foi a primeira vez que fiquei sabendo sobre o sistema PETER de mergulho. Com esse sistema, os tanques de ar ficam boiando e conectam 2 ou mais mergulhadores. Pra quem nunca mergulhou, é uma opção que te dá mais segurança, porque tem sempre alguém por perto e você normalmente mergulha acompanhado de um guia. Além disso, você não precisa carregar o tanque nas costas, embora o peso no mar seja menor, né?!

A praia é pequena e existem muitas pedras para entrar no mar.

[envira-gallery id=”1701″]

 

Cuevas de Artá| 1 h 10 min. de Palma

Apesar de não serem as Cuevas mais populares de Maiorca, as Cuevas de Artá são, sem dúvida, as minhas favoritas na ilha. São diversas “salas” diferentes. Numa delas, você vai poder tocar estalagmites que fazem diversos sons. Em outra, você vai assistir a um fantástico show de luzes. Na sala Rainha das Colunas (Hall of the Queen of Columns), você vai encontrar a coluna gigantesca de 25 metros de altura.

Depois de um ótimo passeio e de se recuperar das vista maravilhosa da saída das Cuevas, você ainda pode aproveitar o sol na Playa Canyamel, uma praia de areia que fica bem perto dali.

[envira-gallery id=”1707″]

 

Cuevas del Drach | 1 h de Palma

Essa caverna é bem mais turística. Na estrada, você vai encontrar várias placas apontando o destino. Chegando lá, grupos grandes e guias que falam diversas línguas uma atrás da outra. Mas as Cuevas del Drach também têm seus charmes. São mais de 5 salas com suas singularidades. Uma das que mais me chamou a atenção é onde o teto é repleto de estalactites… realmente fascinante! Ainda mais quando você pensa que elas só crescem 1 cm a cada 100 anos!!! Além disso, a água e o lago que você vai encontrar por lá vão te deixar de boca aberta. No final, você vai assistir a um concerto de música clássica que acontece de cima de um barquinho. Para sair da caverna, você tem duas opções… ou fazer um passeio beeeeeeeeem rapidinho de barco ou fazer uma caminhadinha acompanhando o lago Martel.

[envira-gallery id=”1744″]

 

Ilha de Cabrera | 50 min. de Palma a Colònia de Sant Jordi + 30 min. de barco

Para chegar até Cabrera, você pode pegar um barco em Colònia de Sant Jordi ou em Portopetro. No máximo, 200 pessoas podem visitar a ilha por dia. O que, normalmente, não é um problema caso você esteja fazendo um tour saindo de Maiorca. Mas se você planeja visitar a ilha no seu próprio barco, precisa pedir autorização antes.

https://www.instagram.com/p/vsmNQjIRsZ/

 

[envira-gallery id=”1653″]

Também foi em Cabrera que eu vi um dos lugares mais inesquecíveis de todas as minhas viagens. A Sa Cova Brava – ou Cueva Azul – é uma caverna azul, azul, azul… incrível! E o melhor de tudo é que você pode pular do barco e nadar perto dos peixinhos nessa imensidão azul!

 

 

Palma

Como disse no começo, Palma de Maiorca é a maior cidade e a capital da ilha. Apesar de não ser a principal região para festas e loucuras, não vão faltar opções de restaurantes e bares. Não deixe de conhecer o centro antigo. Se você quiser fazer compras, a maior concentração de lojas está em Palma. Se estiver passeando pelo centro da cidade, vale a pena uma paradinha pra tomar um sorvete na Sa Gelateria, perto da Plaça Major.

[envira-gallery id=”1748″]

 

Port de Sóller | 40 min. de Palma

A paisagem por aqui é lindíssima! São várias opções de restaurantes e cafés, onde você pode curtir a vista dos barcos atracados. Na parte da praia, você vai encontrar areia e bastante espaço. Existe um bondinho que passa pela vila e faz a ligação com a cidade vizinha, Sóller.

[envira-gallery id=”1751″]

 

Sá Calobra & Torrent de Parreis | 1h 30 min. de Palma

A cor dessa água é uma coisa de outro mundo… uma transparência incrível! A praia fica no meio dos rochedos e o visual é lindo demais. Só consigo encontrar 2 probleminhas nesse paraíso. Primeiro: a praia é toda de pedra, o que significa que é um pouquinho desconfortável ficar tomando sol. Além disso, as pedras dos dois lados acabam criando bastante sombra. Segundo problema: a região é muito turística e os frequentadores não conseguem respeitar o meio ambiente. Quando estivemos lá em 2015, o mar tinha um pouco de lixo, assim como a parte da praia…. o que é muito, muito, muito triste.

Pra chegar até aqui, você vai precisar passar pela estrada na Serra da Tramuntana.

[envira-gallery id=”1754″]

 

Serra da Tramuntana | No caminho para Sa Calobra

Se você é do tipo de pessoa que gosta de dirigir e não tem medo de curvas… você precisa se aventurar pela Serra da Tramuntana. A estrada é praticamente um ziguezague. Pra você ter uma ideia, uma das curvas – conhecida como Nus de Sa Calobra – é realmente 360°… você passa pelo mesmo ponto duas vezes, uma por cima e outra por baixo do viaduto.

Mas não pense que as curvas são tão severas como as da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Na Espanha, os ônibus de excursão conseguem fazer o caminho sem precisar manobrar.

A vista é deslumbrante e por mais que seja bem cansativo… é uma experiência inesquecível.

[envira-gallery id=”1761″]

 

 

Valldemossa | 30 min. de Palma

Valldemossa é uma cidade muito fofa, cheia de história e com uma vista maravilhosa. Foi lá que nasceu Santa Catalina Thomás. A casa onde ela nasceu virou uma igrejinha e a maior parte dos moradores prestam uma homenagem com essas cerâmicas na faixada de casa.

https://www.instagram.com/p/1n1CcCoRhn/

 

[envira-gallery id=”1664″]

 

E aí, o que você me diz de conhecer Maiorca?

Você Também Pode Se Interessar Por:

6 Comentários
  1. Avatar

    Fabuloso!!!
    Só fico mais empolgada 🙂
    Poderias dar uma noção do custo da viagem? Valeu!

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Oi, Danielle. Tudo bem?
      A ilha tem um custo bem parecido com o de outras cidades espanholas, como Barcelona, por exemplo. No verão Europeu, Maiorca recebe muitos turistas e as coisas ficam um pouco mais carinhas, no entanto. Depende da época e do tempo de estadia. 🙂

      Responder
  2. Avatar

    Que leitura gostosa!
    Estou num impasse, temos 6 dias Para Ibiza/Maiorca/Menorca (tirando o dia de chegada e saída), então terei que escolher…
    Será que em três dias consigo dar uma boa passeada por Maiorca ou é grande demais?
    Que dificuldade escolher esse roteiro. Na minha cabeça elas eram tão pequenininhas… rsrsrs

    Obrigada!!

    Responder
    • Tatiana Olegario

      Oi, Camila!
      Obrigada pelo comentário!

      Maiorca é grandinha mesmo, mas três dias dá pra ver bastante da ilha, sim!
      Tudo é muito perto de carro – 1h30 pra você ir de uma ponta à outra – então, acho que você consegue planejar meio dia em cada lugar ou até menos e ainda aproveitar à noite no centro da cidade, por exemplo!

      Aproveite e divirta-se!

      Responder
  3. Avatar

    Vocês arrasam!!! Melhores dicas, sempre!!!! Obrigada!

    Responder
    • Tatiana Olegario

      Obrigada, Re!
      Espero que você possa usar essas dicas pra aproveitar o melhor de Maiorca!

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.