Roteiro de um dia em Zagreb: dicas do que fazer

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Quem procura saber o que fazer em Zagreb num roteiro de um dia para decidir se vale a pena conhecer a capital naquela viagem pela costa do país, fica a dica: é uma típica cidade do Leste Europeu: espalhada, possui praças enormes e monumentos de líderes revolucionários montados em um cavalo. No verão, é quente que não se aguenta. No inverno, o oposto.

Agora, engana-se quem acha que não vale a pena conhecer. Você vai perder muito se passar batido na chegada e se apressar em direção ao litoral.

São quase um milhão de habitantes – mais ou menos um quarto de toda a população da Croácia – e muitos turistas andando por lá.

Os bondinhos reinam como uma boa alternativa de locomoção e as ladeiras e montanhas como pano de fundo para qualquer lado que você olhe fazem de Zagreb um lugar diferente no país.

A cidade foi o nosso ponto inicial e final de nossa viagem de carro pela Croácia.

Deixamos para conhecê-la por último, por uma questão logística mesmo, já que o nosso carro deveria ser devolvido no aeroporto da cidade, e ficamos com gostinho de quero mais. E os motivos a gente elenca abaixo:

O que fazer em Zagreb: roteiro para 1 ou 2 dias

turistas no alto da torre de lotstrack em zagreb

Antes, precisamos te situar geograficamente. A Zagreb turística é fatiada em duas partes: a cidade alta e a cidade baixa. A primeira é onde fica a parte mais tradicional e turística, equivalente ao que outras cidades chamam de cidade antiga.

Gornji Grad – a Cidade Alta de Zagreb

Gornji Grad é a parte antiga de Zagreb e está esticada entre duas colinas, Kaptol e Gradec. Ali, as ruelas são estreitas, há uma porção de ruas de pedras e calçadões.

Por lá, vimos várias atrações históricas e também fizemos um rolê mais moderno, que foi visitar o inusitado museu dos relacionamentos acabados (Museum of Broken Relationships).

A Catedral de Zagreb

vista da catedral de zagreb na cidade alta

Edifício mais alto do país, com suas torres chegando a 108 metros, a Catedral de Zagreb pode ser vista de boa parte da cidade.

A Catedral terminou de ser construída no século XIII e já sofreu danos com dois terremotos e uma invasão mongol, além de ganhar uma área fortificada ao seu redor quando os otomanos tomaram parte do país. Parte dessa área continua intacta nos dias de hoje.

O relógio parado da catedral

muro com o relógio parado que antes ficava no alto da catedral de zagreb e ficou paralisado após um terremoto

Ao lado da catedral existe um muro de pedra com um relógio que marca 7:03 e não muda o ponteiro de lugar nem um centímetro sequer. Reza a lenda que o relógio parou no exato momento do terremoto que atingiu a cidade em 1880.

Muito da igreja precisou ser reconstruído do zero, mas o relógio foi então movido para o muro ao lado e acabou se tornando uma atração turística a mais na cidade.

Museum of broken relationships

hall de entrada do museum of broken relationships em zagreb, na croácia

Talvez seja a atração mais inusitada de Zagreb: o museu dos relacionamentos acabados, em tradução livre, é uma obra de arte em constante evolução e um retrato de histórias verídicas, mas tao absurdas que parecem invenção de novela.

O museu é uma coletânea de cartas, acessórios, objetos e qualquer coisa que tenha uma história por trás de um relacionamento acabado. É meio que um passeio tragicômico. Você ri porque não foi com você.

A igreja com o teto em mosaico com as cores da Croácia

centro de zagreb na croácia - igreja possui um telhado vermelho com as cores e bandeirascroatas

Zagreb tem na igreja São Marcos um de seus pontos turísticos mais coloridos. O telhado em mosaico leva as cores do país e tem dois grandes brasoes desenhados: o do Reino Triuno da Croácia, Eslavônia e Dalmácia e outro da cidade de Zagreb.

A igreja teria sido construída no século XIII e é aberta somente em horários de missa. Hoje em dia, existe uma cerimônia de troca da guarda aos sábados e domingos de abril a domingo.

Torre de Lotrscak

vista do alto da torre de lotstrack em zagreb para a igreja de sao marcos

Fortificação erguida do século XVIII, a torre de Lotrscak hoje é um baita ponto de observação de boa parte da cidade, que ainda mantém a tradição de fazer um canhão disparar uma vez ao dia em homenagem a um evento que teria acontecido na vida real, mas que tem cara de lenda: o canhão teria acertado um peru em cheio num acampamento turco e isso teria demovido os turcos de prosseguirem com o ataque à Zagreb.

De lá é possível pegar um funicular em direção às cidade baixa, a Donji Grad.

O que fazer em Donji Grad Grad – a Cidade Baixa de Zagreb

Tkalciceva, onde se come e bebe bem

O nome impronunciável é um calçadão comprido com lojas e muitos bares e restaurantes com mesas na rua. É o lugar ideal para se provar um bom cevapicici (quase que um espetinho de carne, como uma kafta) e parar pra tomar uma cerveja durante os dias mais quentes.

Praça Ban Jelačić (Trg Bana Jelačića)

É a praça central da cidade, que leva o nome Ban Josep Jelačić, considerado herói nacional croata. Como curiosidade, a estátua central da praça antes ficava virada ao norte, apontando para os invasores húngaros, mas hoje fica virada para o outro lado (talvez tentando passar uma mensagem mais apaziguadora).

Ali é o ponto central de um enorme calçadão de Zagreb, uma área super legal pra passear a pé.

Você Também Pode Se Interessar Por:

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.