Conheça o Museu Egípcio em Curitiba e veja uma múmia de verdade

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Curitiba tem um Museu Egípcio desde os anos 90, mas eu só soube de sua existência depois que fomos morar fora. Na nossa última viagem à terrinha, queríamos conhecer novos lugares para comer, visitar e levar outros amigos que estavam de visita. Foi aí que surgiu a ideia de checar como era um passeio pelo museu mais inusitado da cidade.

O museu fica em um terreno enorme no bairro do Bacacheri e possui duas áreas de visitação.

corredor de esfinges do museu egípcio de curitiba

Na parte externa (leve um guarda-chuva, afinal você está em Curitiba) existe um corredor de esfinges com inscrições e frases em suas bases e ao final do caminho existe uma réplica de um obelisco de 2.433 a.C. que foi erguido em Heliópolis, no Egito.

grupo visitando o museu egípcio em curitiba

Nossos amigos que vieram de BH e SP toparam a ideia de conhecer o museu egípcio conosco

Ao lado desse corredor, existe uma ponte que leva à uma construção quase que quadrada com um grande vão no teto e uma pirâmide de vidro no chão. As paredes desse lugar possuem diversas pinturas e inscrições.

paredes pinstadas com desenhos do egito antigo

Já a parte de dentro contém diversas réplicas de peças do Egito antigo, como pedras com inscrições, maquetes das pirâmides do Egito, artefatos utilizados pelas pessoas na época e ainda uma múmia de verdade, com mais de 2.600 anos.

Acredita-se que a Múmia Tothmea – o nome da múmia – tenha vivido entre 1.070 e 712 a.C.

Vale a pena ir ao Museu Egípcio?

maquete das pirâmides do egito no museu egípcio em curitiba

Quando falei no começo do texto que o local é um dos museus mais inusitados da cidade, é porque em um primeiro momento parece estranho ter algo sobre a cultura egípcia em um lugar como Curitiba, que tem muitos descendentes de várias culturas como poloneses, ucranianos e até japoneses, mas não egípcios. No entanto, o museu é uma boa fonte de conhecimento para quem se interessa pela cultura do Egito antigo.

Vale muito a pena ir se você mora em Curitiba ou está a passeio por mais dias na cidade ou com crianças. Se tiver somente um final de semana na capital paranaense, deixaria essa atividade para uma outra ocasião, salvo em caso de chuva.

Quanto custa a entrada pro Museu Egípcio?

museu egípcio visto do lado de fora

A entrada custa R$ 10 inteira e R$ 5 a meia. É sempre bom conferir os preços atualizados no próprio site do museu e também o horário de funcionamento.

E você, já foi ao Museu Egípcio em Curitiba? Gostou do passeio?

5 lugares para conhecer com a Linha Turismo de Curitiba

Você Também Pode Se Interessar Por:

2 Comentários
  1. Avatar

    Eu visitei o museu e achei sensacional! Super indico!

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Que legal saber que gostou, Andressa! Nós também curtimos muito esse rolê inusitado em Curitiba

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.