Bruxelas não é só a capital da Bélgica como também uma das sedes da União Europeia. Lá ficam o Parlamento Europeu e muitas outras representações oficiais de países da EU, além de um dos museus mais impressionantes dos quais ouvi falar.
Como Portugal faz parte do bloco econômico, tudo lá é bem acessível e interessante mesmo se você não fala inglês. Aliás, a Tatiana já fez um post no blog explicando que é possível viajar sem falar um ‘a’ de outra língua.
O museu de que estou falando é o Parlamentarium (mistura das palavras parlamento e planetário), que é um local completamente interativo e diferente de qualquer museu que você já tenha imaginado criado pela União Europeia.
Primeiro de tudo, a entrada é grátis. Pra quem se interessar pela história do bloco, há áudio guias disponíveis para passear pelo local e entender o que cada foto e documento significa.
Uma das partes mais úteis é que você pode acessar o histórico dos políticos por meio de computadores, ver no que votaram e até quantas sessões faltaram durante o mandato, além de assistir vídeos em que eles se apresentam e dizem quais são seus principais focos no parlamento.
A parte mais legal da visita, no entanto, são uns totens interativos dispostos em cima de um mapa da Europa no chão. Ao movê-los, um laser faz uma leitura do país em que você estacionou em cima e te mostra vários dados interessantes. É como um atlas só que em 3D.
Outro trecho bacana do passeio é uma espécie de miniparlamento. Em uma sala ampla, você pode se sentar em uma das cadeiras como um verdadeiro representante da UE participar de uma sessão (gravada, é claro) como se estivesse dentro do plenário, pois a sessão é em 360°, então você vê imagens à sua frente, atrás, de um lado, do outro…
Enfim, se você tiver um tempo meio que sobrando em Bruxelas, vale a pena conferir os horários em que o museu está aberto e dar uma passadinha.
Como chegar?
O Parlamentarium fica na Wiertzstraat 60, dentro do edifício Willy Brandt em Bruxelas.
No site do museu é possível conferir em quais dias o museu não abre.
Poderia ser menos pão duro e dar o endereço pelo menos
Oi, Alexsandro. O endereço estava no link ao final do texto, mas graças ao seu comentário acabei de adicionar também no texto do nosso blog mesmo. Obrigado.
Fui ao Parliamentum por causa do post do blog. Com certeza uma das boas surpresas que eu tive em Bruxelas, é um ótimo museu, bastante interativo e, o melhor de tudo, é de graça.
Valeu pelo comentário, Michele! E que bom que você gostou da dica e do passeio! Aproveite sua viagem. 🙂