De Halve Maan: a incrível visita a uma cervejaria belga em Bruges

Por Fernando Rubino

Pai do pequeno Matheus, marido da linda Jessica, fã de bicicletas e esportista viciado, Fernando foi picado pelo bichinho da viagem quando decidiu morar na Austrália em 2008 e fazer um mochilão de 40 dias pelos países do Sudeste Asiático. Hoje, coleciona mais de 20 bandeiras em sua mochila e diversos imãs em sua geladeira 🙂

Visitar a Bélgica e não beber uma cerveja local já é um pouco estranho se você gosta de uma boa gelada, mas o que não pode mesmo deixar de ser feito é ir conhecer uma cervejaria local e ver a produção de perto. A De Halve Maan é uma cervejaria que fica no centro histórico da bela cidade de Bruges e vale muito a pena a visitação guiada.

Eu tive a oportunidade de ter essa experiência em uma viagem que fizemos com o meu departamento no trabalho. Fizemos um bate-volta de um dia saindo da Alemanha e valeu muito a pena!

Os tours são oferecidos diariamente em inglês, francês, holandês e em alemão, mas se  você estiver em um grupo grande, poderá reservar uma visita em português também.

quadro com os tipos de cerveja produzidos na cervejaria De Halve Maan em Bruges, na Bélgica

O início da visita conta um pouco da história dessa cervejaria que ao longo dos anos passou de geração em geração da família Maan.

O nome da cervejaria traduzido seria Meia-Lua (Halve significa metade e Maan, lua), e o nome veio do fato de que a fábrica foi uma herança dividida entre dois irmãos. Mas como só um deles seguiu a tradição familiar, renomeou o nome antigo para Halve Maan

Na parte antiga da fábrica (fundada em 1856), o guia explica o detalhado processo de fabricação da cerveja, todas as quatro fases do processo artesanal, mostra todos os maquinários antigos, como era o processamento das matérias-prima, etc.

Depois você também conhece a parte que ainda esta em perfeita produção e também sobe no terraço, que possui uma vista extraordinária da cidade.

Cervejoduto de 3 km

tubulação da cervejaria De Halve Maan em Bruges, na Bélgica

A curiosidade fica pelo cervejoduto construído entre esta fábrica antiga e a nova, uma obra arrojada e de alto valor financeiro, que leva cerveja por mais de 3 km e passa por debaixo de uma parte da cidade e dos canais.

Incrível pensar nisso, mas foi o método que criaram para manter possível o antigo processo de fabricação de forma sustentável na sede inicial, e finalizar os últimos dois processos na nova fábrica, afim de aumentar a escala da produção.

Ao final da visita você irá degustar a deliciosa Brugse Zot (Blond) direto da fonte, pode também se deliciar no restaurante deles (super recomendo) e comprar cervejas e souvenires direto na lojinha da fábrica.

Qual o melhor passeio pro meu grupo?

garrafas de cerveja expostas na cervejaria De Halve Maan em Bruges, na Belgica

O tour tem duração entre 45 a 60 minutos e vale a pena reservar com antecedência pessoalmente ou pela internet, pois são grupos de no máximo 20 pessoas e, dependendo da temporada, lota com facilidade.

Há também uma opção do tour XL que dá direito a degustação de 3 cervejas ao final, porém disponível apenas 1 vez ao dia.

Preços

  • Tour normal: 10 euros (Duração 45 minutos + 1 cerveja)
  • Tour XL: 19 euros (Duração 90 minutos + 3 cervejas)
  • Crianças menores de 6 anos – Não pagam
  • Crianças entre 6-12 anos: 5 euros
  • Grupos: entre em contato com eles diretamente.

Horários de Funcionamento

  • Seg – Sex: 11h às 16h
  • Sábado: ultima visita às 17h
  • Tour XL: 14:15 (Somente uma vez ao dia)

Reservas pelo site ou pessoalmente.

Fique de olho

Uma observação importante é que o passeio não é recomendado para pessoas com mobilidade reduzida, pois, ao todo, subimos e descemos 220 degraus – e alguns com alto nível de inclinação. Também não recomendaria para crianças e bebês de colo, apesar de ser permitido.

Rota na Europa para apaixonados por cerveja

Você Também Pode Se Interessar Por:

4 Comentários
  1. Cláudio Mendonça

    Eu gostaria de saber se além do tour na De Halve Maan, vale a pena visitar o bruges beer experience
    Obrigado

    Responder
  2. Cláudio Mendonça

    Em Bruges existe tb o bruges beer experience na praça principal.
    Vc recomendaria um tour nela tb ou só uma visita ao bar já bastaria?
    Obrigado

    Responder
  3. Viajento

    Fiquei doente durante a minha viagem e não pude conhecer Bruges. Já se passaram alguns anos e até hoje tenho mágoa disso, heheuha. Preciso programar outra viagem para lá!

    Responder
    • Fernando Rubino

      Com certeza Viajento! A Belgica é um país maravilhoso! Vale o retorno!

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.