100 km em fotos: as nossas imagens do Caminho de Santiago

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Em maio deste ano, o Viagem 0800 percorreu 100 km do Caminho de Santiago em 5 dias. Em uma viagem surpreendente, descobrimos que cada km caminhado reserva algo especial pra você – nem que sejam bolhas. Entre a estrada e a natureza, registramos imagens que ajudam a exprimir um pouco do que foi a nossa experiência no interior da Galícia.

Conheça o nosso Guia do Caminho de Santiago

Veja nossas fotos:

caminho_foto_07

A concha sempre aponta pra Santiago e é a maneira que os peregrinos sabem que estão indo para o lugar certo.

caminho_foto_02

Vila de Ribadiso, em Árzua.

caminho_foto_018

Muro da sabedoria.

caminho_foto_017

Em linha.

caminho_foto_016

A beleza das pequenas coisas.

caminho_foto_09

Uma lição que aprendi no Caminho: quando tem uma vista bonita como essa no caminho, você terá que enfrentar uma subida duas vezes pior.

caminho_foto_08

A combinação de cores da natureza na Galícia é algo muito bonito.

caminho_foto_06

E a chuva é quase que uma obrigação diária por lá.

caminho_foto_05

O mais legal do trajeto é a diversidade de coisas que você vê por lá: em um dia só você pode se deparar com uma vila medieval, com fazendas cheias de bichos e com cidades comuns.

caminho_foto_04

Pra algumas pessoas, especialmente as mais velhas, o cajado é uma boa ajuda na hora de caminhar por muito tempo.

caminho_foto_03

Nessa foto a gente está cruzando uma estrada, mas em muitos momentos do trajeto a gente chegou a caminhar na estrada ou no acostamento.

caminho_foto_014

Santiago me lembrou as cidades históricas de Minas, como Ouro Preto.

caminho_foto_015

Vista da oficina do peregrino, onde milhares de peregrinos se reúnem para buscar a Compostela.

caminho_foto_013

La Compostela, certificado que comprova e valida a caminhada dos peregrinos.

caminho_foto_012

Tati refletindo no fim do mundo, em Finisterra.

caminho_foto_011

Em Finisterra há uma última concha, dessa vez com a quilometragem zerada, uma maneira simbólica de representar o fim do caminho para aqueles que vão até lá em suas peregrinações.

caminho_foto_010

Até que pro fim do mundo está bonito, né?

Ficou inspirado? Já fez o Caminho de Santiago alguma vez? Conta pra gente!

Você Também Pode Se Interessar Por:

7 Comentários
  1. Avatar

    FIZ santiago em 2005. foi a melhor coisa que fiz em minha vida, sinto muita vontade de refazer o caminho hoje estou com 65 anos, não custa sonhar. Está nas mãos do Senhor, ela sabe todas as coisas.

    Responder
  2. Avatar

    Eu também já fiz o Caminho de Santiago, 1999 – Ano Jubileu (ou seja, o dia 25/07 – dia de Santiago – caiu num domingo). Como não tinha 30 a 35 dias para fazer o Caminho completo, comecei em León e finalizei em Santiago, 300 km. Foi uma ótima experiência: conheci lugares, costumes, História, Cultura e pessoas!! Tenho vontade de fazer novamente o Caminho, dessa vez em bicicleta.

    Responder
  3. Avatar

    Já fiz Piracicaba Pirapora a pé. são 120 km por 49 vezes. este ano, na proxima semana santa, completarei meu Jubileu de ouro,. 50 anos de romaria. Compostela entrou em minha vida antes do folclórico Paulo Coelho. Que nao fez o caminho mas usurpou dele para sua história que eu conheço desde criança, portanto há mais de 50 anos, ouvida no Colégio Salesiano de minha Piracicaba.
    Em 2014 fiz Compostela. ou tentei fazer. Nao fui preparado pois achava que minha experiência em andar 120m seria suficiente. nao foi. fui parar ho hospital. em 2015 voltei. preparado. fiz em 30 dias podendo, se quisesse, ter feito em 25. tão bem preparado estava. nao andava. voava nas estradas, durante os 800kms do caminho.
    agora em 2018 vou refazer. mas quero fazer em 32 ou 33 dias para poder usufruir melhor o Camino. Parar mais em cidades que só passei,. como são domingos de la calçada, e outras… outras outras…. não quero voar de Granon a San Juan de Orgega, ou de Samos até Portomartin. quero ir V A G A R O S A M E N T E. será minha derradeira vez, pois me aproximo dos 70… é isso. quem quiser ir juntos em 2018 só treinar treiinar treinar treinar e treinar mais um pouco para se divertir andando e nao sofrer 30 dias de caminho… e tenho outros conselhos mais a dar…. para finalizar: adorei as fotos… mjuito belas… tenho as minhas tbm. cada pereregrino tm as suas… que lhe são únicas…. TFA

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Um dia também quero fazer o caminho completo! 🙂
      Parabéns pelas conquistas!

      Responder
  4. Avatar

    Show de bola as fotos!! Deve ter sido emocionante fazer o caminho!

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Valeu, Carol! As fotos só ficaram boas porque alguns lugares são mesmo fantásticos! =) Fazer o caminho é uma experiência interessante. Não precisa ser exatamente esse caminho ou qualquer outro que leve a Santiago, mas sim o fato de tirar um tempo pra si já é algo que vale a pena. Logo mais vem um post com a nossa experiência e com a de uma outra galera 🙂

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.