Engana-se quem pensa que assistir a um jogo da MLS hoje em dia é uma coisa inusitada. É bem verdade que naquelas terras o futebol como conhecemos não é tão popular como a versão americana do esporte ou como o basquete, mas a tendência é clara: vai ser um dos esportes mais populares na América do Norte logo logo.
E no Canadá, especialmente em Toronto, não é diferente. Com uma baita porção de canadenses com raízes europeias, um jogo da MLS nunca fica vazio e, apesar de ser uma experiência totalmente diferente da do Brasil, ver um jogo de futebol do Toronto FC é uma baita pedida pra quem estiver de visita à cidade e tiver o mínimo interesse em futebol.
Eu tive essa experiência em 2022 e fiquei positivamente impressionado (com o espetáculo como um todo, não com o futebol mostrado em campo).
Neste artigo, tento mostrar um pouco da experiência e também falar de coisas práticas, como por exemplo como ver um jogo do Toronto FC.
Época em que o Toronto FC joga e calendário da MLS
Primeiro de tudo, o calendário da MLS é relativamente mais curto do que o brasileiro: geralmente a temporada começa ainda em fevereiro ou no início de março e se encerra em dezembro, mas a fase classificatória dura geralmente até outubro. Nem sempre o Toronto FC chega nos playoffs.
Para facilitar, vale sempre verificar a agenda de jogos que o próprio Toronto FC disponibiliza, já que ali você encontra também datas de partidas de ligas locais e amistosos.
Como comprar ingressos para jogos do Toronto?
O próprio site deles tem um link para a área de ingressos do Ticketmaster, uma conhecida plataforma de venda de entradas para eventos esportivos, shows e afins. Lá, tem se uma boa visão geral dos tipos de ingressos de acordo com os lugares no estádio e uma coisa super interessante foi ver que o preço é dinâmico flutua mais próximo da partida. Com menos demanda, acabamos pagando menos do que os 35 dólares canadenses que estávamos monitorando há dias.
O site da própria MLS também oferece ingressos. Vale a pena conferir em caso de insucesso na página do TFC.
BMO Field: a casa vermelha e branca do TFC
Estádio de Toronto na Copa de 2026 divida entre Canadá, México e EUA, o BMO Field abriga hoje quase 28 mil pessoas e precisará passar por uma expansão para atingir o mínimo de 45 mil assentos no mundial.
O estádio é um misto de Arena moderna com campo de bairro. De um lado, tudo é tão moderno, mas por outro, com as arquibancadas atrás do gol bem baixinhas – a ponto de ver as pessoas passeando na rua atrás das torcedores – fica a impressão de que se está num estádio pequenino.
Atmosfera da torcida do Toronto FC
Até torcida organizada com megafone atrás do gol tem. Embora empolgada, o resto do estádio não parece realmente se importar se a equipe ganha ou perde. Pensando bem, não escutei nenhuma vaia em momento algum da partida.
Fato curioso é que escutei muito italiano no estádio. Como falei antes, muita gente de Toronto tem raízes na Europa (tem até um bairro chamado Little Italy – pequena Itália) e pode ser um jeito de continuar alimentando a paixão pelo Calcio na família mesmo que seja vendo um futebol de qualidade duvidosa.
Estrelas do time: Il Magnífico chegou!
Nós fomos ao jogo em julho de 2022 para ver a estreia de Lorenzo Insigne, tratado em todo cartaz do Toronto FC na cidade como Il Magnífico.
Acontece que o rapaz se machucou antes e acabou nos deixando na mão, aos cuidados de Bradley – volante americano que jogou até Copa do Mundo com os EUA – e Criscito, lateral esquerdo italiano que no futebol do Canadá parece muito acima da média.
Como chegar no estádio?
- Trem: Pra quem chegar de trem no BMO Field, a parada Exhibition GO fica literalmente na frente do estádio (custos variam de acordo com o ponto de partida)
- Bondinho: o jeito mais barato. Saindo da Union Station, dá pra pegar o 509 e parar na Exhibition Loop. A passagem custa 3$ canadenses.
- Táxi ou Uber : entre 11-16$ canadenses.
0 comentários