Na Áustria, o Tirol é uma das atrações mais visitadas por europeus no inverno por conta de seu clima aconchegante, das montanhas cheias de neve que atraem turistas ávidos por quebrarem o braço aventura com seus esquis e snowboards e dos resorts que dão tratamento de luxo para aqueles que precisam de um bom descanso nas férias.
No entanto, o que nem todos se dão conta é de que a região possui muitas atrações para quem aparecer por lá em outras épocas do ano: Rafting no rio com as águas mais lindas que já vimos na vida, caminhadas paradisíacas por um parque nacional de tirar o fôlego, passeios de mountain bike e, para os mais quietos, a calmaria de um vilarejo de pouco mais de 1.200 pessoas.
Estamos falando de Kals am Grossglockner, uma pequena cidade no Osttirol, que é a parte leste do Tirol, relativamente próxima de Salzburgo. No verão, basicamente tudo que era direcionado para a temporada de esqui se volta aos demais esportes.
E é aí que entram as atividades radicais que citei acima. Quando estivemos lá, fizemos rafting nas geladas águas do Kalserbach – que tecnicamente é um riacho e não um rio – e embarcamos em um dos cenários mais belos que já vi. Antes que você se interesse demais e resolva partir pra lá agora, preciso fazer uma ressalva: mesmo no verão, a temperatura da água não passa dos 8°C.
Isso acontece porque as montanhas (aquelas que o povo esquia no inverno) ficam sem neve no verão. E a neve vai pra onde? Direto para o rio, que por sua vez faz o agradabilíssimo trabalho de congelar os dedos dos seus pés.
Como eu ia dizendo, as paisagens valem a pena. Parece cenário de filme: um riacho encravado entre as montanhas, tudo verde ao seu lado, a água com uma cor acinzentada, mas incrivelmente transparente. Só não se distraia muito, porque a correnteza e as quedinhas d’água são fortes.
Tanto é que um dos barcos da nossa turma virou, um rapaz quebrou o suporte da Go Pro e os remos se perderam no meio da correnteza.
Se você não quiser um passeio com tanta aventura, mas ainda assim quiser aproveitar a natureza, uma boa dica é conhecer o Hohe Tauern, que é o maior parque nacional do Tirol e possui várias trilhas para serem percorridas, com alguns passeios específicos para grupos de idosos.
O ponto alto do parque – literalmente – é o pico Grossglockner, que é o lugar mais alto da Áustria, com 3.798 metros de altitude. No inverno, é possível pegar um teleférico até o topo e iniciar a descida de esqui. Já pensou? Se isso não é muito a sua praia, há também um restaurante na chegada ao pico. E, claro, também é possível descer com o teleférico!
0 comentários