Como descobrir o Porto a pé

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Suas ruas ladrilhadas lembram Praga, suas igrejas cravadas no alto de ladeiras lembram Salvador. A língua, acho justo dizer, lembra o português do Brasil mas pode ser facilmente confundida com russo se você não estiver prestando atenção no que se passa.

O Porto – ou Oporto, como dizem os gringos – tem um dos sotaques mais fortes de Portugal, uma vida noturna agitada, vinhos excelentes – bem vindo à terrinha – e os famosos vinhos do Porto, que não são a mesma coisa que os tradicionais, mas também movimentam o turismo local a agradam aos paladares mais exigentes.

Vista da cidade do Porto rio douro

Vista da cidade do Porto – Foto: Viagem 0800

A cidade fica às margens do rio Douro e é a segunda mais conhecida do país – se você gosta de futebol, deve ter até escutado falar dela antes mesmo de Lisboa – e pode facilmente ser conhecida a pé.

>>>Falando em caminhada, já pensou em fazer o Caminho de Santiago?

A tarefa exige um pouco de esforço, porque as subidas são íngremes e o peso adquirido a cada parada para comer uns quitutes vai se tornando um obstáculo ao final do dia, mas as distâncias entre os pontos turísticos que você não pode perder é pequena.

Para quem tem pouco tempo, um dia e meio ou dois já é suficiente para ver o essencial.

Então não perca tempo: calce um bom tênis, arrume um mapa, imprima este roteiro e boa viagem! Vai ser fixe (legal, em bom português de Portugal)!

Pela manhã

Livraria Lello (mas pode chamar de Harry Potter)

Lello - livraria Porto - inspiração para j k rowling harrz potter

Lello, a livraria que inspirou J.K Rowling Foto: Viagem 0800

Os cenários de Hogwarts quase nada têm em comum com o que se vê no Porto, mas a livraria Lello, poucos sabem, inspirou J.K Rowling para compor um dos cenários da saga: as escadarias da escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo.

lello livraria inspirou harry potter

Foto: Viagem 0800

Nos anos 90, a autora do livro morou na cidade para dar aulas de inglês por um período e teve uma filha por lá. A Livraria Lello serviu mesmo só de inspiração para o cenário. Há uma lenda que espalha a história de que algumas cenas dos filmes foram gravadas por lá, mas isso não aconteceu.

Apesar disso, muita gente faz fila pra entrar na livraria, cujas escadas fazem jus à fama. A visita tem um custo, que pode ser revertido em um desconto na compra de um livro ou souvenir. O prédio da Lello completou 110 anos no início de 2016 e, definitivamente, vale uma visita.

Passeio dos Clérigos

Passeio dos clérigos - centro comercial - porto

Passeio dos Clérigos – Foto: Viagem 0800

Saindo da Lello indo em direção à Torre dos Clérigos, está um pedaço de modernidade em pleno centro antigo da cidade. O Passeio dos Clérigos é um pequeno centro comercial que abriga lojas e restaurantes, além de um belo jardim na parte de cima. Como é um ponto de passagem entre os dois lugares, vale uma visita para admirar ou tomar um café.

Torre dos Clérigos

torre dos clérigos - igreja dos clérigos

Torre dos Clérigos – Foto: Viagem 0800

É o cartão postal do Porto. Fica num ponto alto da cidade, não fossem as tantas ladeiras, daria para avistar de qualquer lugar. A vista lá do alto impressiona, especialmente em um dia de sol. Com o preço da entrada, é possível subir no alto da torre e também visitar a igreja e exposições que o local abriga.

Pela tarde

Mercado do Bolhão

Mercado do Bolhão Porto Portugal

Mercado do bolhão – Foto: Viagem 0800

Já deve ter até passado do meio-dia e você ainda não almoçou, certo? Então aproveite para caminhar até o Mercado do Bolhão, conhecer mais um símbolo da cidade e saborear uma boa comida por um preço bem em conta.

O Mercado do Bolhão é a mistura entre um mercado municipal e uma feira de rua no Brasil. Tem de tudo: azeitonas, miniaturas de vinhos do Porto, souvenires, frutas e etc. Lá dentro é uma bagunça, mas a experiência vale a pena e é saborosa.

Praça General Humberto Delgado e da Liberdade

Estátua da Liberdade Porto Portugal

Estátua de Dom Pedro IV (que pra gente é Dom Pedro I), na Praça da Liberdade. Foto: Viagem 0800

O bolhão é um dos pontos mais altos da visita. De agora em diante, é ladeira abaixo. Indo em direção à Estação São Bento, você automaticamente passará pela Praça General Humberto Delgado e a Praça da Liberdade, que devem ser admiradas de ponta a ponta.

Lá fica a sede da câmara municipal e as calçadas ladrilhadas que compõem a praça fazem parecer que estamos em Praga. Não fosse pela temperatura, você até se confundiria. As duas praças estão uma do lado da outra e estão “ilhadas” pela Avenida dos Aliados. É considerada o coração da cidade.

Gelatos Santini

Gelatos Santini gelateria Portugal Porto

Melhor sorvete da história daquele país! =) Foto: Viagem 0800

Descendo um pouco mais já é hora da sobremesa. Nada melhor do que uma parada para um sorvete para refrescar. Gelatos Santini é uma cadeia de sorveterias bem famosa em Portugal e só há uma loja no Porto. Eles são famosos pelos sabores de frutas, que só estão disponíveis na época certa, o que garante a alta qualidade e a fila para comprar, dependendo da hora.

Estação São Bento

Estação de São Bento. Foto: Viagem 0800

Estação de São Bento. Foto: Viagem 0800

É a principal estação de trem da cidade, fazendo conexões com Lisboa e outros destinos. Se você chegar de trem por lá, provavelmente deve desembarcar por ali. A entrada da estação é linda, com um painel de cerâmica em um azul que você vai cansar de ver pela cidade, mas que é tão tradicional.

Sé do Porto

Igreja da Sé - Foto: Viagem 0800

Igreja da Sé – Foto: Viagem 0800

Quando Salvador foi citada no início do texto, foi exatamente a Sé do Porto o primeiro exemplo que me veio à cabeça. Imponentemente postada no alto de uma ladeira, a catedral da cidade começou a ser construída no século XII, mas só foi concluída como é hoje no século XVII. A vista lá do alto para a cidade é muito bonita, atraindo milhares de turistas nos sábados mais ensolarados.

Sandeman

Sandeman - Vinhos do Porto - Foto: Viagem 0800

Sandeman – Vinhos do Porto – Foto: Viagem 0800

Sandeman é uma das marcas de vinho do Porto mais famosas (a logo é a sombra de um homem de chapéu e capa preta). Para chegar por lá, você já deve ter cruzado a ponte que conecta Porto a Vila Nova de Gaia (sim, da ponte pra lá já é outra cidade), mas deixe para apreciar a ponte na volta.

Assim como em outras fábricas de vinho do Porto, no Sandeman é possível fazer um tour para conhecer como é feita a produção, os barris onde o vinho é estocado e degustar de alguns tipos diferentes da bebida.

Pôr do Sol em Vila Nova de Gaia

vista porto de vila nova de gaia

Vista do Porto a partir de Vila Nova de Gaia – Foto: Viagem 0800

Na saída de sua degustação de vinho, não deixe de apreciar o pôr do sol ainda de Vila Nova de Gaia, com vistas para a ponte Luís I. A imagem é de cinema. Na volta para o Porto, encare uma caminhada pela parte de cima da ponte. Isso vai exigir fôlego, mas a paisagem de cima da ponte com uma cidade de cada lado é demais.

De Noite

Jantar

Depois de um dia como esse, é impossível não estar faminto ao cair da tarde. Por isso, deixamos aqui duas opções completamente diferentes, mas igualmente saborosas.

Taberna dos Mercadores

A Taberna dos Mercadores é um pequeno restaurante que fica escondido em uma ruela do centro histórico da cidade, bem próximo ao rio. O clima é aconchegante e tem tudo para ser o lugar perfeito para um jantar romântico sem quebrar a banca.

Conga – A Casa das Bifanas

Bifana também é um sanduíche servido por lá, mas no Conga o negócio mesmo é pedir uma Francesinha, prato típico da cidade, que consiste em um ataque cardíaco. Dentro de um prato fundo com um molho meio que vermelho tem pão, bife, salsicha, queijo e tudo isso repetido, fazendo uma espécie de lasanha. Pode não parecer bonito, mas é delicioso e acompanha fritas.

Rua Galerias de Paris

Depois de encher o estômago, é hora de cair na noite. No Porto, a vida noturna segue o padrão brasileiro, começa tarde e acaba só de manhã. O ponto de encontro dos jovens é a rua Galerias de Paris, que abriga diversos bares, incluindo o Bar Galerias de Paris, que chegou a até ser indicado pelo livro 36 Hours – 125 weekends in Europe do jornal americano The New York Times.

Catraio Craft Beer

cervejas alternativas bar catraio porto portugal

Catraio – Cervejas artesanais no Porto – Foto: Viagem 0800

Um outro lugar interessante para se conhecer na madrugada é o Catraio, um bar que serve uma quantidade enorme de cervejas artesanais, uma boa opção para quem prefere curtir uma boa cerveja e ficar longe do agito.

Você Também Pode Se Interessar Por:

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.