Razões para ir à Sófia: da gastronomia aos cenários surpreendentes

catedral de sofia vista de onge de noite

Ainda bem que a primeira impressão não é a que fica. Chegamos em Sófia, a capital da Bulgária, e tive a impressão de ter chegado na rodoviária de uma cidade pequena.

Um aeroporto minúsculo, tudo em volta tinha a aparência antiga e ao chegar no centro pensei que a guerra tinha acabado na noite anterior.

Prédios caindo aos pedaços, fios de luz grudados nas paredes dos edifícios e carros pra lá de velhos ajudaram a compor a nossa primeira impressão da cidade.

“Feia, suja e decadente”, pensei.

Talvez aquilo que tinha visto até ali, mas não tudo.

Só que Sófia é um abacate: feia por fora mas gostosa por dentro. Lá, encontramos uma gastronomia de qualidade por um preço muito abaixo do normal. Conquistado pelo paladar, aos poucos fui repensando minha breve experiência por lá.

vista para igreja no centro de sófia, na Bulgária

Ao caminhar pela cidade, vamos notando a beleza de largas ruas ladrilhadas, típicas de países do Leste Europeu, a invasão de diversas influências religiosas representadas em igrejas a cada passo.

A cidade, ou a parte mais turística dela, é pequena. Tudo o que você precisa ver em um dia fica a no máximo 20 minutos. O que te surpreende e que contrasta com aquela primeira impressão de estar em uma cidade que parou no tempo são os bares e restaurantes.

Bulgária é um destino barato

inscricao em búlgaro na frente de loja em sofia
E pra entender esse idioma aí, hein?

Em Sófia, come-se bem e barato. Comparando com o Brasil, uma boa refeição com bebidas em um restaurante bom custa R$ 35.

No Mc Donalds, um sanduíche sai por uns R$ 4, e o sundae ainda mais em conta que isso.

A moeda local é o Lev. Diferentemente de Praga e de grandes cidades da Polônia, não é muito comum pagar com euro por lá.

Se você já estiver numa Eurotrip, aliás, dá pra usar uma cotação de 2 pra 1. Ou seja: 2 Lev = 1 euro.

Hotéis e locomoção também são muito em conta. Com 15 euros – o casal, dormimos em um hotel nota 7 (não é muito bom, mas dá pra passar de ano, saca?) no centro com direito a café da manhã, pra você ter uma ideia.

Quantos dias ficar em Sófia?

catedral aleksander em sofia, bulgaria, vista de dia

Sófia é, na real, bem pequena e você pode cobrir tudo em um dia com um pouco de disposição. Eu recomendaria reservar um dia e meio pela cidade e fazer um tour gastronômico a pé, o Balkan Bites Food Tour.

Se você tiver mais dias, alugue um carro, reserve um tour ou faça alguns passeios de ônibus mesmo, pois os arredores possuem também algumas atrações, como a montanha Vitosha e o bairro Boyana, que tem algumas ruínas e igrejas antigas.

montanha vitosha ao fundo da foto. À frente, rua ladrilhada de Sófia, a capital da Bulgária

Saindo de Sófia, ainda é possível fazer alguns passeios diários bate-volta, como visitar as ruínas da cidade romana de Plovdiv, ir para as montanhas de Iskar Gorge e para o monastério de Kustendil. Esses passeios aí já esticam sua estadia para uns bons 5 dias.

Os passeios oferecidos por operadoras de turismo variam de 30 a 50 euros por pessoa para grupos de mais de duas pessoas.

Você também pode optar por alugar um carro para reduzir esses custos.

Quando ir

Alexander Nevsky Cathedral, catedral de Sófia, Bulgária
O que ajudou a amenizar aquele frio todo foi a companhia dessa galerinha aí

O inverno (dezembro – fevereiro) é muito frio. Nós fomos pra lá nessa época e acabamos passando mais tempo em restaurantes do que na rua. Deu pra aguentar, mas se você puder escolher eu recomendaria uma época mais quente.

Como é um destino naturalmente em conta, você não vai encontrar preços absurdos mesmo no verão.

Leia mais:

Como ir da Romênia para a Sérvia: que tal pegar um Uber?

2 COMENTÁRIOS

  1. Adoro esses passeios não convencionais que vocês fazem em cidades não tão conhecidas.
    Fiquei super interessada nos passeios fora da cidade que vocês citaram (as ruínas da cidade romana de Plovdiv, montanhas de Iskar Gorge, monastério de Kustendil)! Vão conhecer e façam teeeexto! <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui