Retrospectiva 2016

Por Tatiana Olegario

Tatiana Olegario é jornalista e apaixonada por viagens. Em 2011, largou tudo no Brasil, foi realizar o sonho de conhecer um pouco mais do mundo e acabou na Alemanha. Por lá, descobriu que viajar pode ser muito mais simples, barato e desafiador do que pensava. Foi aí que nasceu o Viagem 0800.

2016 veio e já foi… voando!

Passamos a virada de 2015/16 no Brasil, de frente pro mar… no calor! Bem diferente do ano anterior, quando estávamos enfrentando o frio de Dublin. Mas as promessas continuaram as mesmas. Fazer do Novo Ano o melhor de nossas vidas e viajar muito… sempre que possível!

Foram 25 viagens, 08 países e mais de 35 cidades!

Alguns outros destinos nós queríamos muito ter conhecido em 2016… mas eles acabaram entrando na lista de lugares que queremos conhecer nesse Ano Novo.

Janeiro 2016

Brasil

Começamos 2016 com os pés na areia e um calor gostoso nas praias do Paraná. Como é tradição na família do Dani, curtimos os fogos em Matinhos, em ótima companhia e dando muitas risadas.

De lá, voltamos para Curitiba, nossa cidade natal e demos uma passada na Lapa, onde curtimos essa vista aí:

Bosque do Monge - Lapa Paraná

Dortmund

Ainda em janeiro, pegamos um trem com destino a Dortmund. Por lá, fizemos um tour pelo estádio do Borussia Dortmund, que segundo o nosso guia é o “estádio mais bonito do mundo“.

Arquibancadas do estádio Dortmund Alemanha

Fevereiro 2016

Étretat + Monte Saint Michel + Lille

Para fugir do carnaval alemão, nós alugamos um carro, pegamos alguns bons amigos e caímos na estrada com destino à França. Saímos de Düsseldorf até Lille no primeiro dia de viagem. Curtimos um pouquinho da cidade e conhecemos um pouco da vida noturna de lá.

No dia seguinte, passamos pela belíssima Étretat até chegarmos no Monte Saint Michel. Apesar da rota ter vários pedágios – o que acabou tornando a viagem um pouquinho mais cara do que o planejado -, foi uma viagem fantástica… com paisagens encantadoras que valeram cada km percorrido!

Monte Saint Michel

Jogos de Futebol

Ir a um jogo da Champions League na Alemanha é uma tarefa dura, pois o campeonato é o melhor do mundo e as equipes possuem um número de sócios que por vezes triplica a capacidade de seus estádios.

No entanto, na Europa League a coisa não é tão complicada nem tão cara assim. Como um pessoal do trabalho tinha uns ingressos sobrando, acabamos indo ver o Borussia Dortmund ganhar do Porto e o Schalke levar uma invertida em casa.

Aachen

No final do mês, nós viajamos até Aachen. Lá, passeamos pela cidade e ainda visitamos o outlet de chocolate da fábrica da Lindt.

Março 2016

Amsterdam

Em março, recebemos visita por aqui e como não poderia deixar de ser, passeamos por Amsterdam e Colônia.

Fizemos o passeio tradicional de Amsterdam, desde os pontos turísticos típicos da cidade até Zaanse Schans, que fica na cidade de Zaandam e faz parte da rota inusitada que bolamos pela Europa.

Colônia

Fim de semana em Düsseldorf? Uma boa pedida é dar uma fugidinha até Colônia.

A cidade é um verdadeiro charme e um passeio básico incluiria uma visita à famosa Catedral, passear pela ponte de cadeados e curtir a vista do outro lado do Rio Reno.

Marrocos

E também foi em março que fizemos uma das viagens mais incríveis do ano!

Fizemos uma viagem que durou 5 dias e o roteiro apaixonante que fizemos de carro passou por várias cidades do país. Além disso, foi nessa viagem que passamos a nossa primeira noite dormindo no deserto!

Abril 2016

Valência

Valência foi a nossa primeira escapada para comemorar a chegada do verão!

Aproveitamos muito a praia e curtimos todo o encanto da arquitetura da cidade…

Praia Valência Espanha

Bonn

E para comemorar a primavera, fomos até Bonn ver as cerejeiras que tomam conta da cidade e especialmente dessa rua na Altstadt:

Cerejeiras Bonn Alemanha

E depois disso, ainda fomos comer em um restaurante em Colônia que serve o melhor Schnitzel que já comemos até hoje…

Maio 2016

Schloss Benrath

Com as temperaturas mais altas, foi a hora de conhecer um pouquinho mais da cidade que moramos: Düsseldorf. Fomos ao Castelo Benrath, que fica a mais ou menos 25 minutos do centro da cidade.

Schloss Benrath, Castelo em Düsseldorf - Alemanha

Koblenz

Aproveitamos o feriado de Pentecostes para viajar um pouquinho mais pela Alemanha.

Nossa primeira parada foi Koblenz.

Heidelberg

De lá, seguimos para lindíssima e apaixonante Heidelberg.

Frankfurt

E terminamos nossa viagem na capital financeira da Alemanha: Frankfurt.

Alte Oper, Frankfurt

Caminho de Santiago

E para fechar maio com chave de ouro, fizemos uma outra viagem fantástica: O Caminho de Santiago de Compostela.

É um experiência muito diferente de grande parte das outras viagens que fizemos…

Pode parecer clichê… mas é algo que mexe pelo menos um pouquinho com a sua vida!

Finisterra

Junho 2016

Malta

Para para adiantar o verão, fomos conhecer as 3 ilhas de Malta: Malta, Gozo e Comino.

Um lugar paradisíaco!!

Brasil

Em junho, fomos passar alguns dias no Brasil e como sempre nos aventuramos pelas estradas do Paraná!

A foto tá ruim, eu sei… 😛

Julho 2016

Bier Safari – Düsseldorf

Alemanha e cerveja combinam, certo?!

Por isso, o Dani foi se aventurar em um Safari de Cerveja aqui mesmo em Dusseldorf.

Königswinter

Ainda em julho, viajamos para Königswinter para conhecer o Castelo de Drachenburg.

Agosto 2016

Düsseldorf

Em agosto, ficamos curtindo o verão aqui mesmo em Dusseldorf.

Descobrimos um lago super limpo pertinho do aeroporto e aproveitamos todo o sol possível!

Setembro 2016

Milão

Em setembro, fugimos alguns dias para a Itália.

A primeira parada foi Milão, onde assistimos a um jogo do Milan.

Turin

E, por fim, passamos um dia em Turin, onde curtimos essa linda vista do alto do Molle Antonelliana.

Phantasialand

De volta na Alemanha, aproveitamos um dia de calor e fomos com alguns colegas do trabalho ao Phantasialand, na cidade de Brühl.

Esse é um dos parques de diversões mais populares do país.

Brasil

O Dani ainda teve uma viagem a trabalho para o Brasil em Setembro e aproveitou para passear pelo Rio, São Paulo e, claro, Curitiba.

Oktoberfest de Düsseldorf

Enquanto o Dani se aventurava por terras brasileiras, eu curtia um pouquinho da tradição alemã…

A Oktoberfest de Munique é muito conhecida no mundo todo e, por isso, é mega concorrida.

Se você não conseguir se planejar a tempo para aproveitar a festa oficial, pode curtir um pouquinho do clima em alguma outra cidade alemã!

Outubro 2016

Nijmegen

Em outubro, aproveitamos o feriado da Reunificação alemã para curtir um fim de semana relaxante em Nijmegen, a cidade mais antiga da Holanda.

Ibiza

Com as energias recarregadas, chegou a hora de curtir a viagem surpresa que a empresa organiza todos os anos…

Esse ano foi nada mais, nada menos que Ibiza! A ilha espanhola da festa e o Hard Rock Hotel foram a nossa casa durante loucos 4 dias.

Novembro 2016

Brasil

E pela terceira vez no ano (4ª para o Dani) estivemos na Pátria Amada.

Como de costume, fizemos nossa Roadtrip pelo Paraná e voltamos para Curitiba a tempo de ver uma das minhas melhores amigas de infância casar!

Colônia

Embalados pelo clima de amor e aproveitando a ótima companhia da minha prima, fomos a Colônia…

Mas dessa vez o motivo era especial: decidimos finalmente colocar o nosso “cadeado do amor” na Ponte Hohenzollern.

Pra quem acompanha a gente no Snapchat, não preciso dizer que acabei fechando o cadeado – que não tinha chave para não poluir o rio – antes de prendê-lo na ponte… e que a viagem toda se tornou uma risada atrás da outra!

Hóquei no gelo em Düsseldorf

Como minha prima é apaixonada por esportes e como não conseguimos nenhum ingresso para uma partida de futebol, fomos assistir a um outro esporte que atrai milhares de pessoas aqui na Alemanha: o hóquei no gelo.

Foi nossa segunda vez no estádio aqui em Dusseldorf… e se você também tiver curiosidade, o Dani preparou um post com várias dicas.

estadio de hoquei em dusseldorf

Dezembro 2016

Colônia

Em dezembro, dei uma última escapada para Colônia. Lá, aproveitamos a Feirinha de Natal e as lojas que estavam abertas por causa das festas de final de ano…

Palma de Maiorca

Como falamos na retrospectiva do ano passado, a empresa que nós trabalhamos oferece a oportunidade de trabalharmos 1 vez por ano dos outros escritórios em Palma de Maiorca, na Espanha, e em Leipzig, na Alemanha (com tudo pago, claro!)

Sempre vamos no verão, mas esse ano fomos experimentar um pouquinho como é viver nesse paraíso no inverno.

Como era de se esperar, não deu praia! Mas a comida…

Plasmolen

Em 2016 optamos por uma virada tranquila e sem muito agito.

Por isso, alugamos uma casa no interior da Holanda… pertinho de Nijmegen, onde vamos passar de ano com mais 5 amigos!

Ainda estamos finalizando as promessas de Ano Novo…

Mas algumas eu já posso adiantar: queremos viajar mais e mais em 2017 e contar todas as nossas experiências por aqui!

O plano de viagens já está no forno, mas algumas já estão programadas: Varsóvia, em janeiro – Brasil, em abril & Croácia, em julho.

Você Também Pode Se Interessar Por:

Retrospectiva 2018

E quando a gente menos esperava, 2018 acabou! (E o primeiro mês de 2019 também já está indo embora...😱) MaS o QuE...

Retrospectiva 2017

2017 foi um ano e tanto! O nosso casamento finalmente saiu do papel... Fizemos viagens fantásticas e aproveitamos...