Quando ir pra Islândia?

Acampamento em Seljalandsfoss, Islândia

Se você não tiver a sorte de ir morar por lá, não existe maneira alguma de fugir de uma escolha difícil: saber quando ir pra Islândia.

A dura decisão envolve alguns pontos a serem considerados, como o que fazer por lá ou o quanto gastar no país.

Nós tivemos a chance de ir pra lá no verão e foi bom demais, mas o nosso tipo de viagem só seria viável naquela estação mesmo.

Outros amigos estiveram no país no inverno e voltaram igualmente apaixonados pelo lugar. Um terceiro grupo de amigos foi na época da Páscoa, já na primavera, e eles também não se arrependeram.


O que não fazer na Islândia

Não coma baleias na Islândia


Como você já deve ter percebido, não deve ter tempo ruim por lá, então vamos às melhores épocas de acordo com o seu tipo de viagem.

Quando viajar para a Islândia

Islândia em junho, julho e agosto

O Parque Skaftafell - Islândia - Vatnajökull National Park
O antigo parque nacional de Skaftafell agora faz parte do parque nacional Vatnajökull

É pra quem curte fazer trilhas, acampar ou não suporta o frio.

Esses são os meses de temperaturas mais altas, quase nada de neve na maioria das trilhas e com a maior incidência de luz (não me arrisco a dizer sol, porque as vezes fecha o tempo e fica um cinza constante no céu).

Pra quem gosta de acampar, o clima mais agradável é um chamariz e os custos reduzidos de alimentação e hospedagem dão uma influenciada na hora de decidir.

Nesses meses, quase não anoitece por lá. De fato, nas onze noites que dormimos no país em junho não anoiteceu uma vez sequer, algo que faz você andar meio zumbi de vez em quando.

Mas isso é o ponto alto para os fazedores de trilha. Como não anoitecia, de vez em quando conseguíamos engatar duas trilhas num dia só. Uma delas a gente começou depois das 10 da noite, algo impossível em outras épocas.

Islândia em abril, maio, setembro e outubro

Foto: Viagem 0800
Trecho de trilhas nos arredores do vulcão Eyjafjallajökull, que eclodiu em 2010 e fez todo mundo ficar conhecendo a Islândia.

São meses inconstantes. Dependendo do último inverno ou verão, pode estar mais frio do que o esperado ou ainda estar propício para acampar, por exemplo.

Vale a pena pra quem aluga um carro, por exemplo, e não vai sofrer muito nas trilhas e na barraca se estiver frio.

E o bônus é que ainda dá pra aproveitar dos dias longos, que estão começando ou terminando.

Islândia em novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março

iceberg no jokursarlon, na islândia

Nessas épocas é quase impossível acampar, as trilhas já (ou ainda) estão fechadas e os dias são mais curtos. Ao contrário do inverno, quase não fica dia. Algumas vezes o dia foca claro das oito da manhã ao meio dia, uma hora.

Durante os meses mais frios é quando os turistas têm a chance de caçar a Aurora Boreal, o fenômeno natural de luzes famoso nos países nórdicos. Junto das atrações mais conhecidas e inusitadas (cachoeiras que congelam no inverno), a Aurora é o principal motivo que mantém o fluxo de turistas nos meses gelados.

E você, quando pensa em ir pra Islândia? Já foi em alguma época e gostou? Não gostou? Conta pra gente!

Leia mais sobre a Islândia:

10 razões para colocar a Islândia no seu próximo roteiro de viagem

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui