Do milagre de Berna ao 7 a 1: conheça o Museu do Futebol na Alemanha

entrada do museu do futebol na alemanha

A cidade de Dortmund é famosa entre os brasileiros por causa do Borussia Dortmund, um dos clubes de futebol mais conhecidos da Alemanha e que possui um dos maiores e mais impressionantes estádios da Europa.

Mas uma nova atração na cidade tem esticado a visita de muitos turistas ultimamente: é o Fussball Museum, o Museu do Futebol.

fachada do museu do futebol em dortmund Inaugurado no segundo semestre de 2015, o museu é parecido com o Museu do Futebol em São Paulo – conta a história do futebol alemão de um modo interativo, desde o início da prática no país, passando pelo primeiro título mundial em 54 – conhecido como o Milagre de Berna – até a última Copa do Mundo no Brasil.

bola utilizada na final da copa do mundo da suica em 54
A bola oficial da partida que ficou conhecida como o Milagre de Berna. A cidade viu de perto o primeiro título mundial da Alemanha

Vale a pena ver um jogo de futebol na Europa?

O prédio está dividido em três andares. A parte de cima é sobre a seleção alemã e conta a saga dos quatro títulos mundiais da equipe masculina – sim, vai doer – e também pelo arsenal de troféus que a seleção feminina possui.

troféus da selecao feminina de futebol expostos no museu do futebol em dortmund

Uma das coisas mais legais de se ver por lá é a representatividade do futebol feminino. Além do óbvio, como troféus e acessórios das atletas, o museu também aborda a história das mulheres no esporte e a não aceitação por parte da sociedade de início.

Todo dia é um 7 a 1

bola da final da copa do mundo exposta em museu do futebol na alemanha

No país responsável pelo 7 a 1, não poderiam faltar lembranças do fatídico apagão brasileiro e também dos demais jogos da Copa de 2014.

A camisa de Mario Götze, a bola do jogo, a flâmula do Brasil e até a taça da Copa do Mundo estão expostos.

flamula brasileira e camisas da seleção da alemanha
Enquanto eu escrevia essa legenda a Alemanha fez mais um gol
Taca da copa do mundo em exposicao no museu do futebol em dortmund na alemanha
O troféu que queremos em 2018

Já pensou em conhecer o estádio San Siro?

#chatiados, fomos pro andar debaixo, que mostra tim tim por tim tim a história dos clubes, da Bundesliga, fala de curiosidades sobre árbitros e tem até uma aula de esquema tático: do WM ao catenaccio.

representaca do passo a passo do gol da inglaterra no título de 66
Ainda ressentidos com o final da Copa de 66 – quando os alemães perderam para os ingleses em um gol duvidoso – o museu tem até uma cena do crime para explicar toda a jogada que definiu o mundial. Na telinha (canto direito da imagem), é possível rever o lance de ângulos diferentes e votar se a bola entrou ou não.

A interatividade do museu do futebol é tanta que você pode treinar suas habilidades futebolísticas e tentar acertar o ângulo em uma trave ou até narrar um gol em uma mini cabine de TV – e mandar o áudio pro seu e-mail. 😀

cabine de narrar gol no museu do futebol na alemanha
Olha eu aí, concentrado para narrar um gol de Robben pelo Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund

Como todo bom museu, a visita acaba em uma lojinha onde você pode comprar camisas da seleção, chuteiras e outros acessórios esportivos.

Pra quem gosta ou se interessa pelo menos um pouco por futebol, o Fussballmuseum deve entrar no seu roteiro pela Alemanha, especialmente se você combinar o passeio com uma visita ao estádio do Borussia Dortmund.

Como chegar? 

prédio do museu de futebol na alemanha
O museu, visto a partir da estação de trem de Dortmund

O museu fica literalmente em frente à estação principal de trem da cidade, a Dortmund Hbf.

O endereço exato é: Platz der Deutschen Einheit 1.

Quanto custa? 

armários para guardar as coisas no museu do futebol em dortmund

No site do Museu do Futebol é possível encontrar os preços para ingressos em família, ingressos para grupos e individuais. Comprar online fica um pouco mais em conta.

Atualmente, adultos pagam 17 € e crianças ou estudantes pagam 14 euros.

E você? Já foi no Fussballmuseum em Dortmund? Ou no Museu do Futebol de São Paulo? Conta pra gente o que achou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui