Museu Alemão em Bonn é ótima opção de passeio pra quem gosta de ciência

deutsches museum, o museu alemao de Bonn - visto por dentro

Além de ser a antiga capital da Alemanha Ocidental, possuir belos parques e lugares bonitos para conhecer, Bonn ainda abriga o Museu Alemão – o Deutsches Museum Bonn, que é uma boa opção para visitar na cidade.

O Deutsches Museum Bonn é um museu dedicado às invenções da ciência e tecnologia a partir da reconstrução do país após o final da Segunda Guerra Mundial.


Mais da Alemanha:

Conheça Mainz, uma cidade romântica perto de Frankfurt

Rota da Cerveja na Europa


O fato de ser datado é excelente pra você seguir uma linha do tempo que pode ser visitada e absorvida em uma só ida ao museu. O museu em si não é grande e sempre possui também uma exposição temporária, que na ocasião da nossa ida era sobre Albert Einstein.

fachada do museu alemao de bonn, com um trem em tamanho real na entrada
Entrada do Deutsches Museum de Bonn

Decidimos ir pra lá após um convite dos nossos amigos Gabi e Luís – que ficaram empolgados com a exposição sobre Einstein.

No final, acabou que o museu em si é mais interessante pela exposição permanente do que pelas esporádicas (na nossa visita, a parte dedicada ao físico eram apenas painéis lotados de textos – todos em alemão -, nada diferente do que você encontraria em uma revista).

A importância das invenções na indústria alemã do pós-guerra

Derrotada na Segunda Guerra Mundial, partida ao meio por duas mentalidades diferentes e isolada no cenário internacional, a Alemanha se viu sem recursos e investimentos.

um dos primeiros modelos de airbag no porta malas de um carro da mercedes
À esquerda da foto, o primeiro modelo de airbag desenvolvido pela Mercedes.

Para reerguer o país, era preciso algo diferente. Ao passo em que conquistas esportivas ajudavam a recriar a ideia de uma identidade nacional, pequenas e grandes invenções fomentaram a reconstrução do país.

Em vários pontos do museu é mostrado que com a falta de recursos no pós-guerra o improviso teve um papel fundamental na reconstrução da Alemanha (e eles se aperfeiçoaram tanto nisso que  parece que essa palavra já não existe hoje).

>>> Não deixe de conhecer o museu da Alemanha Oriental em Berlim

Porque visitar

vitrine de invenções de arthur fischer, que inventou a bucha de parafusos
No painel, algumas das 1000 invenções de Arthur Fischer, que inventou a sagrada bucha de parafusos.

O Deutsches Museum Bonn segue uma linha de museus que a gente gosta, mais interativa e lúdica, mesclando teoria e prática. É excelente para visitar com crianças, porque pais e filhos se divertem e interagem com os “brinquedos” da exposição.

É uma boa maneira de fazer as crianças gostarem de física, por exemplo.

O museu é interativo a tal ponto que existe até um mini jogo de playstation cujo objetivo é fazer com que um buraco negro jogue mais corpos celestes para o lado do buraco negro do seu adversário. Perdi de lavada do Luís nessa tentativa.

E ah.. na exposição permanente há sempre uma explicação em inglês, não se preocupe.

Como ir

O Deutsches Museum Bonn fica na Ahrstrsaße, 45. Da estação principal da cidade (Bonn Hauptbahnhof) até o museu são mais ou menos 20 minutos de transporte coletivo, com os ônibus 610 ou 611 ou com o bonde

Quando ir

O museu fica aberto de terça a domingo – ou seja: é uma das poucas coisas que abrem aos domingos no país.

Em finais de semana, pode ficar bem cheio, mas nada assustador.

E mais:

Do milagre de Berna ao 7 a 1: conheça o Museu do Futebol na Alemanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui