O estado da Alemanha que é um paraíso pra quem gosta de futebol

arquibancadas do estádio signal iduna park, do Borussia Dortmund

Um só estado da Alemanha agrega os maiores clubes de futebol do país fora o Bayern de Munique. Em Nordrhein-Westfalen (Renânia do Norte Westfália), ou NRW, para os íntimos, você pode ir aos estádios e jogos do Borussia Dortmund, Schalke 04 e Borussia Mönchengladbach sem fazer grandes viagens, por exemplo.

A incidência de clubes grandes se explica: a área de NRW é a mais industrial do país e possui 20% da população total alemã, o que corresponde a 17 milhões de habitantes, para você ter uma ideia.

Vale a pena assistir um jogo de futebol na Europa?

Como muitos clubes tem em sua origem trabalhadores que se juntaram para criar essas associações esportivas no passado, o estado se beneficiou do volume industrial e hoje possui um dos melhores roteiros pra quem é fã de futebol e da Bundesliga.

Sem mais, orgulhosamente apresentamos o:

Roteiro da Bundesliga em NRW:

A lista é composta de 7 clubes e estádios, mas ao final também indicamos outras equipes do estado. De um lugar a outro não leva muito tempo. Ao todo, a Renânia do Norte-Westfália tem 300 km de leste a oeste e pouco mais de 200 km de cima a baixo. Ou seja: a região é uma ótima pedida para quem está querendo saber onde ver jogos de futebol na Alemanha.

Dortmund: a casa do maior clube da maior torcida

torcida do borussia dortmund com bandeiras no westfalen stadion

O Borussia Dortmund dispensa apresentações: atualmente é o segundo clube mais forte do país, tem um estádio gigantesco e uma torcida mais que apaixonada.

Já estivemos no Signal-Iduna Park pra fazer o tour do estádio e para ver jogos de todas as competições que o BVB disputa.

A dificuldade por lá é encontrar ingressos, mas se conseguir algum, vale a pena!

Mais de Dortmund:

Conheça o Museu do Futebol na Alemanha

A geral que ainda vive em Dortmund

Schalke 04: o estádio mais moderno

estádio do schalke 04, em Gelsenkirchen

A Veltins Arena faz jus a um time do porte do Schalke. Apesar da equipe estar em má fase há alguns anos, é o maior rival do Dortmund e divide a preferência dos torcedores da região.

O estádio do Schalke é muito moderno, com telões estilo NBA no centro e conseguir ingressos não é tarefa tão árdua.

E ah… caso você não saiba, a equipe é de Gelsenkirchen.

Borussia Mönchengladbach: o discreto time que não perde uma Champions League

estádio do borussia monchengladbach visto detrás do gol

O Borussia Mönchengladbach é daquelas equipes que nunca despontam como favoritas e nem brigam pelo título, mas que estão sempre em uma boa posição na tabela.

Por isso, é difícil uma temporada em que eles não estejam na Champions ou pelo menos na Europa League.

O estádio da equipe é mais modesto que o do BVB e do Schalke, mas ainda assim possui uma capacidade grande, para mais de 40 mil espectadores.

Bayer Leverkussen: o time da farmácia

estadio do bayer leverkussen em leverkussen
Foto: site oficial

Leverkussen é a cidade que gira em torno da Bayer, a empresa farmacêutica do “se é Bayer é bom”, lembra? O time do Bayer 04 tem raízes fortes com a empresa, que dá até o naming rights para a Bayer Arena.

Ir a uma partida por lá não é difícil não. Como o time não possui uma torcida grande, é mais fácil ir aos jogos, incluindo da Champions League.

FC Köln: o time da cidade mais agitada do estado

estádio do fc koeln em colônia
Foto: site oficial

Colônia é uma das cidades com a vida noturna mais agitada do estado e tem um time que oscila bastante entre a primeira e a segunda divisão.

Como o momento é bom, a equipe faz bons jogos contra equipes grandes e torna uma ida ao estádio mais atrativa, mas mesmo na segunda divisão dá pra curtir um clima legal, principalmente após as partidas no centro da cidade.

Fortuna Düsseldorf: o estádio mais moderno da Segundona

Fortuna Düsseldorf!!!!!!!!

A post shared by Tatiana Olegario (@tati_olegario) on

O Fortuna Düsseldorf tem na Esprit Arena a sua casa e os jogos por ali reúnem fácil 30 mil pessoas, mesmo na segunda divisão. A equipe vive uma boa fase de tempos em tempos e sobe para o primeiro escalão do futebol alemão. Em 2018, há grandes chances do time subir.

O estádio é moderno e preparado para acomodar mais de 60 mil pessoas confortavelmente. A qualidade das partidas é duvidosa, porque o Fortuna costuma ser um time de trancos e barrancos.

Pensando em visitar Dusseldorf? Veja nosso roteiro de um dia por lá

Conseguir ingresso é relativamente fácil. Uma boa maneira é ir ao escritório de turismo da cidade em frente à estação principal (hbf), que eles vendem por lá.

Bochum: o time do estádio anos 50

torcida adversária no estádio do bochum

Assim como o Fortuna, o Bochum está na segunda divisão da Bundesliga. Nós fomos a um jogo contra o Fortuna Düsseldorf na cidade e ficamos surpresos de ver como um estádio tão anos 50 podia abrigar tanta gente. São 25 mil pessoas em um estádio de um andar só. Lembrou um pouco São Januário.

Olha só a nossa experiência lá no jogo do Bochum!

Outras equipes e estádios:

-Paddeborn (Estádio Benteler Arena);

-Arminia Bielefeld (Estádio Schüco Arena)

-Alemannia Aachen (Estádio Tivoli)

-Rot-weiss Essen (Estádio Stadion Essen)

-Duisburg (Schauinsland-Reisen-Arena)

E mais:

Conhecendo a Allianz Arena: um jogo na casa do Bayern de Munique

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui