Acredite: um lugar de Bruxelas vai fazer você se interessar por política e museus

Foto: Viagem 0800

Bruxelas não é só a capital da Bélgica como também uma das sedes da União Europeia. Lá ficam o Parlamento Europeu e muitas outras representações oficiais de países da EU, além de um dos museus mais impressionantes dos quais ouvi falar.

Como Portugal faz parte do bloco econômico, tudo lá é bem acessível e interessante mesmo se você não fala inglês. Aliás, a Tatiana já fez um post no blog explicando que é possível viajar sem falar um ‘a’ de outra língua.

Foto: Viagem 0800

O museu de que estou falando é o Parlamentarium (mistura das palavras parlamento e planetário), que é um local completamente interativo e diferente de qualquer museu que você já tenha imaginado criado pela União Europeia.

Foto: Viagem 0800

Primeiro de tudo, a entrada é grátis. Pra quem se interessar pela história do bloco, há áudio guias disponíveis para passear pelo local e entender o que cada foto e documento significa.

Uma das partes mais úteis é que você pode acessar o histórico dos políticos por meio de computadores, ver no que votaram e até quantas sessões faltaram durante o mandato, além de assistir vídeos em que eles se apresentam e dizem quais são seus principais focos no parlamento.

A parte mais legal da visita, no entanto, são uns totens interativos dispostos em cima de um mapa da Europa no chão. Ao movê-los, um laser faz uma leitura do país em que você estacionou em cima e te mostra vários dados interessantes. É como um atlas só que em 3D.

Foto: Viagem 0800

Outro trecho bacana do passeio é uma espécie de miniparlamento. Em uma sala ampla, você pode se sentar em uma das cadeiras como um verdadeiro representante da UE participar de uma sessão (gravada, é claro) como se estivesse dentro do plenário, pois a sessão é em 360°, então você vê imagens à sua frente, atrás, de um lado, do outro…

Enfim, se você tiver um tempo meio que sobrando em Bruxelas, vale a pena conferir os horários em que o museu está aberto e dar uma passadinha.

Como chegar? 

O Parlamentarium fica na Wiertzstraat 60, dentro do edifício Willy Brandt em Bruxelas.

No site do museu é possível conferir em quais dias o museu não abre.

4 COMENTÁRIOS

  1. Fui ao Parliamentum por causa do post do blog. Com certeza uma das boas surpresas que eu tive em Bruxelas, é um ótimo museu, bastante interativo e, o melhor de tudo, é de graça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui